Como sobreviver no inverno londrino

Atualizado em 15/09/2015

Caros leitores,

Feliz ano novo! Dedico o primeiro post do ano para responder a dúvida de uma leitora. A Julia vem a Londres na semana que vem e pediu conselho sobre como se vestir no inverno europeu.

O inverno este ano até que está tranquilo, comparando com a média. A temperatura quase não baixou dos 5 graus e ainda não nevou. Mas reconheço que para quem chega do Brasil nessa época o frio é sempre um choque, e é difícil visualizar daí a melhor maneira de se proteger da “friaca”.

As melhores armas para enfrentar (e curtir) o inverno europeu são um bom sobretudo de lã ou forrado de pena (pena em ingês é down, a mesma palavra que embaixo) ou tecido sintético + cachecol luvachapéu ou gorro. Por dentro, duas camadas no máximo: uma camiseta ou blusinha e um casaquinho / moletom / pulôver de lã. E pronto. O casaco e o que chamo de “kit inverno” te isolarão do tempo inclemente. Tem gente que gosta de usar meia calça (ou ceroula para os rapazes) embaixo do jeans. Eu acho incômodo, mas se você é friorento(a) vale a pena colocar uma na mala.

Nos pés o ideal é um sapato / bota / tênis impermeável (e confortável!), e se possível forrado. Meias de lã também sempre ajudam. Se você puder pegar o “kit inverno” emprestado com alguém por aí, você poderá comprar o seu por preços bem interessantes quando chegar aqui (nota de 2015: sim, a libra está pela hora da morte, mas ainda assim é possível encontrar roupas de frio a preços que valem a pena. Pense que praticamente tudo de importado que se vende no Brasil também estará reajustado). E ainda tem as liquidações. Liquidação aqui é coisa séria: não raro os descontos chegam a 70%.

Onde comprar casaco? Marcas como as espanholas Zara e Mango, e a japonesa Uniqlo, têm uma infinidade de modelos a preços que valem o investimento.

Aqui vão dois exemplos de modelos da Uniqlo: um de lã e o outro forrado de penas. Inverno vai, inverno vem e estes modelos são sempre reeditados.

Se o seu orçamento permitir, vale conferir as tradicionais marcas inglesas Reiss e Jaeger, de qualidade superior.

 

Encontre seu hotel em Londres no Booking

 

 

Este blog é parceiro do Booking, o que significa que ganhamos uma comissão a cada reserva originada aqui. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda este blog a se manter vivo!

Atualizado em 15/09/2015

Caros leitores, Feliz ano novo! Dedico o primeiro post do ano para responder a dúvida de uma leitora. A Julia vem a Londres na semana que vem e pediu conselho sobre como se vestir no inverno europeu. O inverno este ano até que está tranquilo, comparando com a média. A temperatura quase não baixou dos 5 graus e ainda não nevou. Mas reconheço que para quem chega do Brasil nessa época o frio é sempre um choque, e é difícil visualizar daí a melhor maneira de se proteger da "friaca". As melhores armas para enfrentar (e curtir) o inverno europeu são um bom sobretudo de lã ou forrado de pena (pena em ingês é down, a mesma palavra que embaixo) ou tecido sintético + cachecol + luva + chapéu ou gorro. Por dentro, duas camadas no máximo: uma camiseta ou blusinha e um casaquinho / moletom / pulôver de lã. E pronto. O casaco e o que chamo de "kit inverno" te isolarão do tempo inclemente. Tem gente que gosta de usar meia calça (ou ceroula para os rapazes) embaixo do jeans. Eu acho incômodo, mas se você é friorento(a) vale a pena colocar uma na mala. Nos pés o ideal é um sapato / bota / tênis impermeável (e confortável!), e se possível forrado. Meias de lã também sempre ajudam. Se você puder pegar o "kit inverno" emprestado com alguém por aí, você poderá comprar o seu por preços bem interessantes quando chegar aqui (nota de 2015: sim, a libra está pela hora da morte, mas ainda assim é possível encontrar roupas de frio a preços que valem a pena. Pense que praticamente tudo de importado que se vende no Brasil também estará reajustado). E ainda tem as liquidações. Liquidação aqui é coisa séria: não raro os descontos chegam a 70%. Onde comprar casaco? Marcas como as espanholas Zara e Mango, e a japonesa Uniqlo, têm uma infinidade de modelos a preços que valem o investimento. Aqui vão dois exemplos de modelos da Uniqlo: um de lã e o outro forrado de penas. Inverno vai, inverno vem e estes modelos são sempre reeditados. Se o seu orçamento permitir, vale conferir as tradicionais marcas inglesas Reiss e Jaeger, de qualidade superior.   Encontre seu hotel em Londres no Booking     Este blog é parceiro do Booking, o que significa que ganhamos uma comissão a cada reserva originada aqui. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda este blog a se manter vivo!

Avalie este post!

Nota

User Rating: 4.75 ( 1 votes)
0

Você também vai gostar de ler estes posts:



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'Como sobreviver no inverno londrino' have 47 comments

  1. 26/01/2012 @ 1:43 pm Fabiana

    Olá!!! Seu blog deveria ser considerado como de utilidade pública 😀 Nossa!!! As dicas são preciosas! Eu e uma amiga estamos planejando passar janeiro de 2013 em Londres e desde que descobri o “Segredos” acesso diariamente. E por coincidência, ontem falávamos do inverno Londrino e eu dizia que de tanto medo de passar frio, ia acabar tricotando um lençol de lã pra levar 🙂

    Vc acha que se trocarmos as calças jeans por vestidos + meia fio 80 + essas outras dicas iremos congelar?

    Ansiosa esperando o próximo post! Ah!!! Se vc se animar, bem que podia dar dicar de pubs onde rola um bom e velho rock inglês 😀

    Reply

    • 27/01/2012 @ 1:15 am Deb

      Oi Fabiana! Obrigada!!! Fiquei toda boba ao ler o seu comentário.
      Continue nos acompanhando que tem muito mais Segredos vindo por ai! Pode deixar que as dicas de pubs de rock já estão no forno.
      Respondendo a sua pergunta, quem mora aqui (eu inclusa) usa saia com meia calça numa boa, inclusive tem umas de lã que esquentam mais que jeans. Por que não tentar? Minhas preferidas estao na Calzedonia e na H&M.

      Abraços,
      Deb

      Reply

      • 27/01/2012 @ 2:41 pm Fabiana

        Oi Deb!!!

        É a pura verdade!! Acho bacana também o fato de vc citar a média de preço das coisas. Eu já tava fazendo planos de almoçar cup noodles todos os dias 😀 mas quando vi seus posts sobre restaurantes e descobri que com £10 eu consigo ter um almoço bacana, imediatamente senti meu estômago “respirar” aliviado 😀

        Vou ficar esperando o post sobre os pubs de rock. Muito obrigada pela sua resposta e pela sua disponibilidade em ajudar.

        Como a gente costuma dizer pelas bandas de cá…Um cheiro!

        Reply

      • 28/10/2012 @ 2:31 pm SB

        Deb,

        Vou passar o Natal em Portugal e Ano em Londres. Consigo comprar as tais meias na H M de Portugal que aguente o frio de Londo ?

        Reply

        • 29/10/2012 @ 2:19 am Deb

          Acredito que sim, mas como em Portugal não faz o mesmo frio daqui de Londres de repente você não vai encontrar tantas opções. A Calzedonia tem lojas nas principais cidades portuguesas.
          Abraços,
          Deb

          Reply

    • 05/02/2012 @ 9:09 pm Bruno Filho

      Oi Fabiana, estava procurando blogs sobre Londres e por coincidencia encontrei vc que tbm vai em janeiro de 2013, manda seu contato de email pra gente trocar umas ideias sobre a viagem 🙂

      Reply

  2. 26/01/2012 @ 3:35 pm Val

    Deb Querida,

    Adorei o seu texto que descreve bem o conceito clássico de como se comportar no inverno do hemisfério norte.

    Vista-se em camadas e, ao chegar em ambientes aquecidos, vá retirando peça-a-peça, como se descascasse uma banana.

    Saudades de você querida! Desejo mais um inverno quentinho e saboroso na cidade que você escolheu para viver!

    Sucesso e muitos Segredos… revelados, para orientar todos que se inspiram (eu, inclusive) com as suas andanças pelo ‘planetinha azul’!

    Bjs, bjs, Val 😉

    Reply

    • 27/01/2012 @ 1:28 am Deb

      Obrigada, querida!!!
      Eu prefiro poucas camadas a muitas, mas cada um deve se vestir como se sente mais confortável.
      beijos mil!

      Reply

      • 28/10/2012 @ 2:36 pm SB

        Querida Deb

        Agora ja sou fà de seus post !!! Tenho que entrar todos os dias para ver se tem respostas as minhas perguntas ou ele é copiado para o meu email ? Poderia me dar uma idéia do frio que vou encontrar na virada do ano em Londres?
        bjii

        Reply

        • 29/10/2012 @ 2:20 am Deb

          Obrigada!!!
          Espere MUITO frio! Perto de zero grau.
          beijos

          Reply

  3. 26/01/2012 @ 5:03 pm Ana Leitora

    Oi Deb! FELIZ 2012 pra ti tambem***** Ano Novo com muita saúde amor prosperidade. Adorei teu blog 🙂 revela mais segredos de London 😉 sou do Sul do Brasil e há 5 anos em Madrid, já visitei outros países no inverno tambem, na minha opinião nao existe frio intenso quando se protege com roupas adequadas. Vale mais a pena investir em pecas essênciais com o tecido apropriado e de qualidade.La e cashmere. A durabilidade será larga. xxx

    Reply

    • 27/01/2012 @ 1:27 am Deb

      Oi Ana! Obrigada pelo comentário!
      Fico feliz de saber que você esta curtindo os Segredos.
      Abraços,
      Deb

      Reply

  4. 27/01/2012 @ 2:47 am Denise

    Oi Deb. Eu passei perrengue quando fui morar ai e hoje em dia gosto de passar algumas dicas.
    – Cuidado com a gola role, voce pode derreter dentro de um bar ou restaurante.
    – As suas camadas sao perfeitas. Eu sinto frio nas pernas e uso uma meia calca. A Calzedonia tem uma com cashmere que eh um conforto so!
    – O sapato com solado de borracha + palmilha pro inverno (essa ganhei de Tininha, mas parece que vende na Aldo?) fazem toda a diferenca.
    – E por fim, nao use casaco folgado para nao dar espaco pro vento entrar. 🙂

    Beijos e saudades. Jaja to ai.
    D.

    Reply

    • 27/01/2012 @ 12:50 pm Deb

      Oi D,
      Obrigada pela contribuição!
      As meias da Calzedonia também são as minhas preferidas, e verdade, palmilha de lã e ótima ajuda pra enfrentar o frio.
      Boa sacada da gola rolê: eu sou muito mais um cachecol bem amarrado no pescoço.
      beijoca, saudades!

      Reply

      • 28/10/2012 @ 2:41 pm SB

        Ola Querida,

        Para sair a noite esta fora levar um sapato de salto a la Bradsil? Esta fora totalmente? somente botas?

        Reply

        • 29/10/2012 @ 2:21 am Deb

          Sapato de salto só se couber com meia de lã, ou se você estiver disposta a passar frio!

          Reply

  5. 22/02/2012 @ 1:45 am Bianca Côa

    Olá Deb!

    Parabéns pelo site!! É muito bem feito: os detalhes do design, o texto, as dicas deixam claro que vc faz isso com prazer! Certamente o segredo é esse, né?
    Estava super preocupada com as roupas, mas depois que li seu site + os posts fiquei aliviada. Vou até arriscar usar saia 😉 Estarei na cidade no dia 27/02. Já nem durmo mais de tanta ansiedade (rs).

    Obrigada por suas preciosas dicas.

    (Aproveitando… É possível comprar chip pre-pago de celular? Ou as operadoras exigem endereço. Minha aflição é ficar sem internet. )

    Gde abraço.
    Bianca

    Reply

    • 17/03/2012 @ 5:16 pm Deb

      Oi Bianca,
      Que bom que você gostou do blog!
      Todas as operadoras de celular vendem chips pre-pagos que incluem internet, então vai ser fácil estar online.
      Depois conte pra gente a dica que mais curtiu!
      Abraco,
      Deb

      Reply

  6. 23/03/2012 @ 3:36 pm Rafa

    Oi Deb,

    Já faz um tempo que venho pesquisando sobre Londres, pois vou viajar em Junho e o seu Blog foi uma achado.

    Todas as informações concentradas em um só lugar, está me ajudando muito. Parabéns pelo Blog.

    Eu sei que o post é sobre o inverno, mas eu queria muita saber como é o verão Londrino, a temperatura e tal. Nos lugares onde já procurei, cada um diz uma temperatura muito diferente da outra,rs.

    Bjos, Rafa!

    Reply

    • 26/04/2012 @ 11:29 pm Deb

      Oi Rafa, desculpa a demora em responder. Seu comentário ficou perdido no meio de um monte de spam que atacou os Segredos!
      Cada um diz uma coisa diferente porque o clima e a temperatura variam mesmo de ano para ano. O verão londrino não e frio como o inverno, mas pode chegar ser bem fresquinho: são raros os dias em que a temperatura chega a 25 graus, e a noite pode chegar a 15 graus ou ate menos. Convém trazer um casaco mais robusto alem da jaqueta jeans, para não correr o risco de passar frio!
      Abraços,
      Deb

      Reply

  7. 10/05/2012 @ 7:20 pm Carlos Roberto Vellido Junior

    Oi, tudo bem?
    Estoou indo a intercambio em Janeiro de 2013, irei passar a virada do ano ai pois chego no dia 28/12 – gostaria de saber, se por ser muito frio nesta época rola Pubs aberto, festa na noite de virada ou é tudo tranquilo?

    Obrigado!

    Reply

  8. 30/07/2012 @ 3:50 am Jucélio

    Olá! gostaria de saber se da pra visitar os pontos turísticos tranquilamente no inverno ou se o frio compromete muito esses passeios ?

    Reply

    • 30/07/2012 @ 10:54 am Deb

      Oi Jucélio,
      O frio nao compromete, mas tenha em conta que escurece cedo no inverno. Vale a pena se programar para aproveitar ao maximo a luz do dia quando estiver por aqui.
      Abraco,
      Deb

      Reply

  9. 09/09/2012 @ 9:53 pm Roberta

    Olá, essas meias calças da calzedonia, que tu mencionou em um comentário, ficam em média de qual valor, as de lã? só para eu saber se compro no Brasil ou se vale mais comprar quando chegar em Londres!

    Obrigada! E adorei o teu blog! Parabéns pelo trabalho!

    Reply

    • 10/09/2012 @ 7:15 pm Deb

      Oi Roberta,
      As meias custam por volta de £10-15.
      Abraços e obrigada!
      Deb

      Reply

  10. 12/12/2012 @ 12:27 am » O inverno está chegando! Segredos de Londres

    […] qualquer maneira, deixo aqui uma dica para os friorentos. A Uniqlo, loja japonesa que já mencionei nesse post aqui, acabou de lançar uma linha de roupas de inverno que promete reter melhor o calor sem fazer […]

    Reply

  11. 31/12/2012 @ 5:30 pm ROQUE LIMA

    oi deb, somos de manaus, a familia toda estará em londres em janeiro ……primeira viagem com a galera toda,,,,suas dicas salvarão as nossas ferias…acredito. rsss

    Reply

    • 09/01/2013 @ 10:01 pm Deb

      Oi Roque,
      Espero que vocês curtam muito Londres!
      Abraços,
      Deb

      Reply

  12. 01/02/2013 @ 4:34 am Alice Ribeiro

    Putz!! Adorei seu blog, bem organizado e cheio de conteúdo útil para os viajante estreantes em Londres (como eu) e acredito q para os veteranos tb. Parabéns. Já virei leitora assídua.

    Reply

    • 20/02/2013 @ 11:43 pm Deb

      Legal, Alice! Obrigada pela preferência 🙂

      Reply

  13. 23/03/2013 @ 7:05 pm kyria

    Debora
    achei seu blog e fiquei encantada. Estou planejando uma viagem a Londres com a familia em deZembro de 2013. E como nunca fui a europa , ainda mais semdo Inverno e com o filho de 7 anos, estou precisando de ajudas!
    Vamos conseguir curtir a viagem com o frio? com crianças da pra bater perna, que roupas usar? Estou com medo de gastar uma grana e não conseguir aproveitar por conta do frio, o que vc acha? muito obrigada! beijos!

    Reply

    • 23/03/2013 @ 11:55 pm Deb

      Oi Kyria,
      Fico feliz que você tenha gostado do ‘Segredos’.
      Não sei se consigo te dar essa ajuda, é uma decisão muito pessoal! Claro que Londres (e toda a Europa) é muito mais agradável no verão, o não quer dizer que você não possa curti-la no inverno. Vai dar mais trabalho em termos de roupas, os dias são mais curtos (em dezembro escurece as 16h) e você vai querer ficar mais em lugares fechados do que na rua. Mas se dezembro é a época que você pode tirar férias, só você pode decidir se essa é a viagem mais adequada.
      Vou postar a sua pergunta na nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/SegredosdeLondres para que o pessoal dê a sua opinião. e desencavei um post bacana do Ricardo Freire sobre viajar no frio, veja aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/
      Abraços,
      Deb

      Reply

  14. 26/05/2013 @ 11:21 pm Lara

    Cheguei atrasada no post mas tudo bem, Deb, queria viajar para Londres em janeiro/2014, com 17 anos, me diga o q vc acha: queria ficar em albergue para aproveitar e conhecer pessoas de outros lugares, ir a muitos museus, teatros, parques, lanchonetes, lojas, patinar, etc, com a minha idade daria para aproveitar bastante, ou iria me “prender” muito? Vou encontrar dificuldades em relação à hospedagem, já que estou querendo ir sozinha? E sobre as roupas, umas 150 libras da para comprar o basico ( casaco, meia calça, botas e blusa de lã)? E nessas lojas q vc citou tem tamanhos grandes, se n tiver, me indica alguma?
    Completamente encanta com o site, ajuda demais, bjs :*

    Reply

  15. 10/09/2013 @ 7:32 pm Josiane

    Olá!!!
    Preciso de uma ajuda! Vou ficar 8 dias em londres, entre 28 de dezembro e começo de janeiro. Ando lendo muitos posts sobre o inverno nessa época e estou preocupada.
    Comprei algumas coisas importantes, como luvas, gorros, meias de lã, segunda pele e uma galocha. Mas de resto, estou levando bota normal de montaria, cano alto e casacos compridos quentes, mas “normais”. Vejo muita gente dizendo que é indispensável bota impermeável e com lã por dentro e casaco impermeável também forrado de lã. Não pretendia levar nada disso, mesmo porque são mega caros e eu já paguei uma fortuna na viagem. Podes me ajudar se tudo bem eu levar o que estou pensando e os casacos?
    Obrigada!!!

    Reply

    • 15/09/2013 @ 12:49 am Deb

      Oi Josiane,
      é difícil para mim calcular o frio que você vai sentir! se você esta acostumada com frio rigoroso (perto de 0 grau), traga o que você já tem e se precisar compre reforços aqui.
      Abraços,
      Deb

      Reply

  16. 03/01/2014 @ 9:12 pm » O endereço quente para comprar roupas de frio em Londres Segredos de Londres

    […] das ideias que já dei nesse post, recomendo focar a procura em uma rua: a Southampton Street, em Covent Garden. É o endereço […]

    Reply

  17. 15/03/2014 @ 3:54 pm Gabi

    Oii, queria muito saber se uma pessoa ir para Londres na faixa de dezembro e janeiro, vai conseguir aproveitar do mesmo jeito. Pois já li em alguns sites, nos quais, dizem que para aproveitar alguns parques, essa não é uma boa “época”. Queria muito saber de você, se você concorda com isso. Estou pensando em ir para Londres nos meus 15 (novembro), mas como estou em aula, iria em dezembro ou janeiro, mas agora fiquei com um pouco de receio.

    Reply

    • 16/03/2014 @ 11:07 pm Deb

      Oi Gabi,
      O negócio do inverno é que é frio! E anoitece cedo. Claro que dá para aproveitar a cidade, mas o clima não é propício para fazer picnics no parque ou caminhadas longas, a menos que você curta bater queixo! Programe-se para acordar cedo para aproveitar a luz do dia (que acaba cedo!) e priorize programas internos, como museus, quando o tempo estiver ruim.
      Abraço,
      Deb

      Reply

  18. 18/06/2015 @ 12:11 pm Ano novo em Londres: ingressos à venda amanhã! - Segredos de Londres

    […] Como se vestir no inverno em Londres […]

    Reply

  19. 13/09/2015 @ 5:22 pm Victoria

    Olá, adorei o blog! Vou para Londres no final do ano e ficarei até o final de janeiro. Como já estou na Europa (Italia) fiquei em dúvida se aproveito para comprar a bota para o inverno agora ou se espero o inverno. Quando é mais barato, você sabe?
    Parabéns pelo blog! Beijos

    Reply

    • 14/09/2015 @ 4:17 pm Deb

      Oi Victoria,
      É sempre mais barato comprar em época de liquidação. Em Londres, a liquidação costumava começar no dia 26 de dezembro, mas nos últimos anos as ofertas têm começado antes mesmo do natal.
      beijos!

      Reply

  20. 07/11/2015 @ 9:13 am Onde comprar roupas de frio no Rio de Janeiro - Segredos de Londres

    […] diferente para as suas compras em LondresOs melhores lugares para comprar sapatos em LondresComo sobreviver no inverno londrinoO inverno está chegando!Fim de semana ideal para ver e comprar […]

    Reply

  21. 04/01/2016 @ 11:55 am COMO SOBREVIVER NO INVERNO BRITÂNICO |

    […] trago uma super dica do site Segredos de Londres sobre como se vestir na estação mais fria do ano. Vamos […]

    Reply

  22. 09/12/2016 @ 1:08 pm Shirlei

    Olá, vi sua dica da loja Uniqlo em Londres, mas entrei no site da marca e não achei o endereço… sabe se ainda esta em Londres a marca? Estou mudando para Londres em Janeiro, e não sei onde achar nada, e com um inglês pobre de marrré,rsrs. vou dar uma pesquisada a mais no seu blog e vê se me familiarizo um pouco.

    Reply

    • 12/12/2016 @ 6:10 pm Deb

      Oi Shirlei,
      Tem várias lojas Uniqlo em Londres. Na Oxford Street tem duas, assim como nos shoppings Westfield.

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011