Festivais no Reino Unido que ainda são um segredo

Hoje tenho a honra de publicar um post escrito pela Priscila Brito do Festivalando, um blog 100% dedicado aos festivais de música. Dentre os cerca de 700 que acontecem todo ano no Reino Unido, ela escolheu 4 festivais secretos para nos apresentar. É com você, Priscila! 

Há dois anos eu e a Gra viajamos o mundo de um jeito diferente. Não vamos atrás de cidades ou pontos turísticos. Vamos atrás de festivais de música (e são eles que acabam nos levando, por consequência, a conhecer países e destinos incríveis). Tudo que a gente vive nessas viagens é registrado lá no Festivalando. Um dos grandes aprendizados dessa vida musical na estrada é que a quantidade de festivais hoje no mundo é tão grande e diversa quanto a quantidade de países e cidades que a gente tem para conhecer.

 

Festivais de música no Reino Unido

E não tem lugar no mundo que representa melhor essa profusão de festivais que o Reino Unido. Não existe nenhuma estatística oficial, mas dá para afirmar com muita segurança que lá se concentra a maior quantidade de festivais no mundo. São cerca de 700 por ano atualmente.

festival number six FB

Festival Number6 | Foto: Divulgação

Por trás desse número existe uma tradição de décadas. Se o Woodstock, nos Estados Unidos, foi um dos mais famosos festivais da história e acabou definindo o modelo moderno de festival, o Glastonbury, na Inglaterra, o maior e um dos mais antigos e mais importantes festivais do mundo hoje, é o irmão que nasceu na mesma época e sobreviveu essas décadas todas para contar história, construir um legado e estimular o surgimento de centenas de outros bons festivais.

Tudo isso faz do Reino Unido um ótimo lugar para se explorar festivais. Por essa razão, quando a Deb me convidou para escrever sobre os festivais do Reino Unido para o Segredos de Londres, logo de imediato eu pensei em falar dos festivais pouco óbvios e que ainda são um segredo pra muita gente.

t in the park FB 2

T in the Park | Foto: Divulgação

Glastonbury, Isle of Wight, LoveBox e Download são famosérrimos e do tipo “tem que ir”, mas não dá para ignorar essa oferta grande que existe no Reino Unido hoje. A maioria desses festivais não acontece nas cidades mais visitadas, não está nos principais roteiros, nem é queridinha do grande público. Mas uma outra grande lição que aprendi nas minhas viagens pelo Festivalando é que pode valer muito viajar até aquele lugar que nunca tinha passado pela sua cabeça antes por causa de um festival. Você pode se surpreender e acabar descobrindo destinos e festivais maravilhosos, daqueles que te fazem querer voltar sempre!

Sendo assim, do universo vasto de festivais no Reino Unido, destaco estes segredos aqui:

 

BoomTown Fair

Onde: Hampshire, sudeste da Inglaterra

Quando: normalmente em agosto (em 2016: 11 a 14 de agosto)

Boomtown Fair Festival

Boomtown Fair | Foto: Divulgação

O BoomTown Fair é um festival ímpar, surrealista, imaginativo e escapista. Mindblowing, como diriam os britânicos. Durante quatro dias, é erguida uma cidade cenográfica com direito a bairros e ruas labirínticas, e tudo acontece nesse ambiente propício para a fantasia – shows, performances e intervenções artísticas. Os palcos e atrações musicais se apresentam espalhados pelas ruas dessa cidade. A ideia é proporcionar uma experiência imersiva para as cerca de 50 mil pessoas que normalmente vão ao festival, incluindo crianças e famílias.

Video dos melhores momentos do BoomTown do ano passado:

Festival Number 6

Onde: Gwynedd, norte do País de Gales

Quando: normalmente em setembro (em 2016: 1 a 4 de setembro)


festival number six FB 2

O Festival Number 6 está na minha wishlist desde que eu o descobri. Ele é uma ótima resposta para quem torce o nariz quando ouve a palavra festival porque a associa a lama, empurra-empurra e longas filas. É um festival de música refinado, sofisticado, que acontece em um dos cenários mais inimagináveis do Reino Unido: Portmeirion, uma vila turística rodeada pela natureza que levou quase meio século para ser construída e tem inspiração nas vilas italianas.

A fórmula única do Festival Number 6 é a seguinte: shows que todo mundo quer ver em um festival (este ano tem Noel Gallagher, Bastille e Hot Chip, dentre outros) combinados com banquetes preparados por chefs estrelados do Guia Michelin e atividades culturais e recreativas diversas. Tem standup paddle, workshops de fotografia e poesia, uma parada carnavalesca (!), além de spa e um lago à disposição para quem quiser dar um mergulho.

Veja um pouquinho do Festival Number 6:

T in the Park

Onde: Hamilton, oeste da Escócia

Quando: normalmente em julho (este ano foi de 7 a 10 de julho)


t in the park FB 3

Se você achou a seleção de festivais muito diferentona até aqui, se acalme. Quem prefere um festival nos moldes tradicionais, mas sem a badalação dos mais famosos, pode cogitar o T in The Park. Tem um bocado de palcos, lineup recheado dos principais nomes do rock, do indie e da música eletrônica, acampamento, roda-gigante (todo grande festival tem uma) e aquela lama básica. Mas sem a busca insana por ingressos, os congestionamentos e a saturação de festivais ultra concorridos como o Glastonbury.

Veja este vídeo dos melhores momentos do último T in the Park:

Belsonic

Onde: Belfast, Irlanda do Norte

Quando: normalmente em junho, em 2016 também de 18 a 27 de agosto

belsonic site

Tem quem reclame muito das firulas que os festivais de música oferecem hoje em dia – são muitas as atividades paralelas que às vezes acabam tirando o foco dos shows, que é a principal razão de ser de um festival. Tem também quem sequer cogite a ideia de ficar acampado ou se deslocar para cidades menores por causa de um festival.

O Belsonic, principal festival da Irlanda do Norte, está livre de todos esses poréns. Super urbano, ele acontece em Belfast e se prolonga por três fins de semana com foco unicamente nos shows. Neste ano, a procura por ingressos foi tão grande em junho que foi programada uma edição extra em agosto. O cenário é dos mais interessantes: no complexo do Titanic Belfast, museu que conta a longa tradição marítima do país e também a história do famoso navio, que foi construído justamente em Belfast. Uma boa razão para considerar incluir a Irlanda do Norte em seus roteiros de viagem.

Veja um pouco do Belsonic neste vídeo:

Obrigada, Priscila! Se você sonha em curtir um festival na sua próxima viagem, segue as meninas no Festivalando! 

Você já foi a um festival de música no Reino Unido? Conta pra gente!

Você também vai gostar de ler estes posts:



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'Festivais no Reino Unido que ainda são um segredo' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011