Programa imperdível: festival Lumière este fim de semana

Em primeiro lugar, feliz ano novo a você, fiel leitora e leitor do Segredos de Londres. A primeira novidade do ano é uma dica quente de programa para este fim de semana em Londres, contada por uma querida leitora! Com a palavra e fotos, Marie:

Mágico! Assim Marie definiu o Lumière, festival em que participou em Londres em 2016 e que terá sua segunda edição na cidade esta semana, de 18 a 21 de janeiro (começa hoje!). Lumière (que quer dizer luz em francês)  é um festival de instalações artísticas que explora o potencial e a beleza das luzes. O festival nasceu na cidade de Durham, no norte da Inglaterra, em 2009 e desde então é itinerante entre a cidade, Derry na Irlanda do Norte e Londres. Para quem está em Londres entre esta quinta-feira e domingo, não perca por nada!

O festival transforma a cidade e dá às pessoas uma boa razão para sair de casa nas noites frias do inverno londrino, trazendo instalações belíssimas e fechando o tráfego de várias ruas, permitindo que os pedestres aproveitem cada pedacinho das ruas iluminadas por seres mágicos, objetos lúdicos, muita cor e movimento.

Lumière 2016 | Foto: Marie Neves

Em 2016, o festival atraiu mais de 1 milhão de pessoas para as ruas de Londres durante seus 4 dias, e esse ano promete ser ainda maior com a expansão a mais áreas de Londres, incluindo Southbank, a margem sul do rio Tamisa. As instalações se concentram em 6 pontos centrais da cidade e bem conhecidos dos turistas como West End (a região que compreende Oxford Street, Regent Street, Carnaby e Piccadilly), Mayfair, Fitzrovia (área entre Oxford Street e Regent’s Park), Westminster, Southbank e King’s Cross, um local praticamente abandonado da cidade nos anos 80, e que está passando por um forte processo de regeneração nos últimos 10 anos.

Lumière 2016 | Foto: Marie Neves

Lumière 2016 | Foto: Marie Neves

Recomendo fortemente a quem esteja em Londres que vista suas roupas mais quentinhas e se disponha a caminhar pela cidade durante a noite para ter o privilégio de, assim como a nossa leitora, de se encantar, se divertir, se surpreender, virar criança e se sentir em um mundo mágico ou em outro planeta. Nas palavras dela:  “Nunca vi um ambiente tão mágico como foi o Lumière”, contou Marie ao Segredos.

Marie curtindo o Lumière Londres em 2016

O festival é gratuito e como acontece nas ruas das 17:30h às 22:30h, não requer ingresso. O site do festival da os endereços de todas as instalações. O festival também tem um aplicativo que ajuda a planejar o roteiro para ver as instalações pela cidade, é só baixar no celular. Uma dica bacana do site é o mapa de caminhada entre as estações do metrô, que comprova que às vezes andar vale mais à pena que usar transporte público: você economiza, faz exercício e vê muito mais da cidade! Baixe o mapa aqui

Lumière 2016 | Foto: Marie Neves

Espero que aproveitem e depois compartilhem suas opiniões com a gente, caso consigam participar.

Obrigada pela dica e fotos, Marie!

E você, tem alguma experiencia para contar para a gente? Me escreve!

Esse post teve a gentil colaboração da nossa super parceira Bússola Cultural

 



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'Programa imperdível: festival Lumière este fim de semana' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011