London City Airport: meu aeroporto preferido em Londres

Viajando a Londres do Brasil, é provável que seu avião pouse no aeroporto de Heathrow (LHR), o maior da cidade e um dos mais movimentados do mundo. Se estiver vindo de alguma cidade européia, sua chegada pode ser também por Gatwick (LGW), Luton (LTN), Stansted (STN) e London City Airport (LCY)*. Este último é o meu aeroporto preferido, apesar de ser o menos conhecido de todos.

Por que eu gosto tanto dele? O London City Airport é muito menor e tem menos vôos que seus “concorrentes”. Os aviões que chegam e partem dali são pequenos, embarca-se sempre no avião pela escadinha (dá uma nostalgia do Santos Dumont de antigamente!) e por um instante dá até para esquecer que estamos em uma grande capital.

London City Airport check in2

Check-in do London City Airport

Este é também o aeroporto de acesso mais rápido e barato. Fiz uma simulação no Google Maps para comprovar: enquanto a viagem de Leicester Square (bem no centro de Londres) a Heathrow de metrô às 8h da manhã dura 53 minutos (na mesma linha, a Piccadilly Line), a viagem ao London City Airport dura 43 minutos, e com 2 baldeações. É que para chegar lá é preciso pegar o DLR (Docklands Light Railway, falarei mais sobre ele em outro post), um trem que serve a parte leste da cidade. Por ser mais recente, todos os acessos ao DLR têm escadas rolantes e/ou elevadores, e a troca de trem não deve causar maiores perrengues. Pelo contrário, o DLR dá até um charme a mais ao deslocamento, porque passa por cima da terra (OK, isso vale para o trecho final de Heathrow também) e os trens não têm motorista (são controlados por computador).

Fora a economia de tempo e o charme, o LCY fica na zona 3 de transporte o que significa passagem um tiquinho mais barata que para Heathrow, que está na zona 6. Ah. O DLR te deixa na boca da área onde se faz o check-in (sim, é só uma (01) área de check-in!). Não precisa pegar trenzinho, andar horrores nem trocar de terminal.

Entrada London City Airport DLR

Acesso ao London City Airport pelo DLR. Se não for despachar mala, dá para fazer o check-in ali fora mesmo

Uma vez ouvi que um dos fatores pelos quais se mede a qualidade de um aeroporto é a distância que o passageiro anda da entrada até o avião. Nesse quesito, o London City é imbatível. Ele tem apenas um terminal e uma única área de check-in. Esta foi a primeira vez que vi mais que 2 pessoas na fila do check-in, que está sempre às moscas, pois era julho, período de férias de verão (grande parte das viagens feitas desse aeroporto são de negócios, e dentro da Europa, o que supõe que poucos viajantes despacham malas). Todo mundo sobe uma mesma escada rolante, passa pela segurança e espera seu voo em um único saguão – com vista para o rio – de onde saem os corredores para os portões de embarque.

London City Airport saguao check in

Check-in do London City Airport “cheio” em época de férias

Estar encravado relativamente no centro da cidade (na parte leste) tem suas vantagens. Ao decolar de LCY (e claro, antes de aterrizar lá) sobrevoa-se a O2 Arena, Canary Wharf – o distrito financeiro mais moderno de Londres -, e dependendo da direção do avião vê-se o estádio olímpico e todo o complexo construído para as olimpíadas de 2012, incluindo o Orbit (escultura escalável de Anish Kapoor) e a foz do rio Tâmisa, bem embaixo do seu nariz.

Estadio Olimpico Orbit Westfield vistos do alto

Praticamente todos os vôos que chegam lá são das chamadas companhias aéreas regulares (British Airways, Alitalia, Lufthansa, etc). A única empresa low-cost ali é a FlyBe, cujo único voo não doméstico é para Amsterdam. Como o aeroporto foi posicionado ali para atender os executivos da City, que fica bem perto dali, os vôos não costumam ser baratos – o que não significa que não seja possível encontrar barganhas. Viajando de férias, você pode optar por horários que não encaixam tão bem na agenda dos executivos, e conseguir um preço bacana.

London City Airport saguao espera3

Cotação de commodities para os executivos no saguão do London City Airport

Para que cidades posso viajar do London City Airport?

Veja algumas das cidades conectadas com o London City Airport:

França: Paris (Orly), Nice, Toulon, Avignon, Chambéry (bom para quem vai esquiar)

Espanha: Madri, Ibiza, Palma de Maiorca, Mahon (Menorca), Granada, Málaga

Itália: Roma, Florença, Veneza, Milão (Linate)

Grécia: Mikonos e Santorini

Holanda: Amsterdam e Roterdam

Alemanha: Frankfurt, Hamburgo, Dusseldorf e Dresden

Suíça: Genebra, Berna, Zurique e Basiléia

Portugal: Faro (Algarve)

Bélgica: Antuérpia (taí uma cidade que me surpreendeu!)

Vôos domésticos: Edimburgo, Dublin, Cork, Belfast, Isle of Man, Jersey e Guernsey (estes 3 últimos “semi-domésticos”)

No site do aeroporto diz que tem voo para Nova York, mas todos os que eu achei na minha pesquisa têm uma escala, aí não vale, né? 😉

Meu avião da British Airways

Meu avião

Para procurar vôos para o London City Airport, coloque LCY na caixa do buscador de passagens (se você não usa buscador de passagens, experimente o SkyScanner – eu uso direto).

*o Southend Airport diz que é em Londres mas é looonge pra caramba.

Precisa de transporte para o aeroporto? Conheça os motoristas brasileiros parceiros do blog

O que fazer em Londres

Como comprar ingressos para atrações em Londres

 

Reserve seu hotel em Londres

 

 

Este blog é parceiro do Booking, o que significa que ganhamos uma comissão a cada reserva originada aqui. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda este blog a se manter vivo!

Nas nuvens

Bye bye!

Viajando a Londres do Brasil, é provável que seu avião pouse no aeroporto de Heathrow (LHR), o maior da cidade e um dos mais movimentados do mundo. Se estiver vindo de alguma cidade européia, sua chegada pode ser também por Gatwick (LGW), Luton (LTN), Stansted (STN) e London City Airport (LCY)*. Este último é o meu aeroporto preferido, apesar de ser o menos conhecido de todos. Por que eu gosto tanto dele? O London City Airport é muito menor e tem menos vôos que seus "concorrentes". Os aviões que chegam e partem dali são pequenos, embarca-se sempre no avião pela escadinha (dá uma nostalgia do Santos Dumont de antigamente!) e por um instante dá até para esquecer que estamos em uma grande capital. Check-in do London City Airport Este é também o aeroporto de acesso mais rápido e barato. Fiz uma simulação no Google Maps para comprovar: enquanto a viagem de Leicester Square (bem no centro de Londres) a Heathrow de metrô às 8h da manhã dura 53 minutos (na mesma linha, a Piccadilly Line), a viagem ao London City Airport dura 43 minutos, e com 2 baldeações. É que para chegar lá é preciso pegar o DLR (Docklands Light Railway, falarei mais sobre ele em outro post), um trem que serve a parte leste da cidade. Por ser mais recente, todos os acessos ao DLR têm escadas rolantes e/ou elevadores, e a troca de trem não deve causar maiores perrengues. Pelo contrário, o DLR dá até um charme a mais ao deslocamento, porque passa por cima da terra (OK, isso vale para o trecho final de Heathrow também) e os trens não têm motorista (são controlados por computador). Fora a economia de tempo e o charme, o LCY fica na zona 3 de transporte o que significa passagem um tiquinho mais barata que para Heathrow, que está na zona 6. Ah. O DLR te deixa na boca da área onde se faz o check-in (sim, é só uma (01) área de check-in!). Não precisa pegar trenzinho, andar horrores nem trocar de terminal. Acesso ao London City Airport pelo DLR. Se não for despachar mala, dá para fazer o check-in ali fora mesmo Uma vez ouvi que um dos fatores pelos quais se mede a qualidade de um aeroporto é a distância que o passageiro anda da entrada até o avião. Nesse quesito, o London City é imbatível. Ele tem apenas um terminal e uma única área de check-in. Esta foi a primeira vez que vi mais que 2 pessoas na fila do check-in, que está sempre às moscas, pois era julho, período de férias de verão (grande parte das viagens feitas desse aeroporto são de negócios, e dentro da Europa, o que supõe que poucos viajantes despacham malas). Todo mundo sobe uma mesma escada rolante, passa pela segurança e espera seu voo em um único saguão - com vista para o rio - de onde saem os corredores para os portões de embarque. Check-in do London City Airport "cheio" em época de férias Estar encravado relativamente no centro da cidade (na parte leste) tem suas vantagens.…

Avalie este post!

Nota

London City Airport é o menor aeroporto de Londres e o menos conhecido, mas é o meu preferido. Veja por que vale a pena voar por lá.

User Rating: 3.6 ( 1 votes)
0

Você também vai gostar de ler estes posts:



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'London City Airport: meu aeroporto preferido em Londres' have 10 comments

  1. 13/10/2015 @ 12:27 pm Adilson Martins

    Olá Deb!
    Eu e meu companheiro estaremos chegando em LCY dia 28-10, vindos de Roma (conexão) pela Alitalia.
    Curtimos muito sua dica, pois LCY deve ter uma alfândega mais tranqüila….ou não?

    Reply

    • 13/10/2015 @ 5:35 pm Deb

      Oi Adilson, que legal!
      Até onde sei, o controle de alfândega é feito no primeiro local de chegada na Europa, ou seja, no seu caso será na Itália.
      Em Londres é preciso apenas passar pela imigração. Tenha todos os documentos à mão e fique tranquilo que dará tudo certo!
      Boa viagem!

      Reply

    • 19/10/2015 @ 7:17 am Milton Mesquita

      A imigração no LCY é bem rápida, e na última vez que estive lá o agente falava até em português!

      Reply

  2. 04/10/2016 @ 4:34 pm Eduardo Santos

    Olá, estou muito feliz com suas dicas!!!!!!!
    Duas perguntas:
    1- Como é o controle de imigração no London City? Não falo inglês, será que lá terá um tradutor caso seja necessário?
    2-pegarei o DLR e farei integração com o metrô na estação Bank. Terei que pagar apenas uma passagem ou serão duas passagens, uma para o DLR e outra para o metrô?

    Desde já muuuuuito Obrigado!

    Reply

    • 04/10/2016 @ 7:23 pm Deb

      Oi Eduardo,
      Não faço ideia, nunca passei por isso! Li em algum fórum que seria interesante você trazer uma cartinha em inglês explicando que você nãofala o idioma e explicando os motivos da sua visita, documentação comprobatória, etc. Se encontrar alguma informação oficial sobre intérpretes eu te digo.
      Quanto ao transporte, a passagem é a mesma em todos os meios – no caso, o Oyster Card, Travel Card ou cartão de crédito contactless. O que conta é o número e as zonas pelas quais você passa.
      Abraço.

      Reply

  3. 25/02/2017 @ 5:01 pm ALESSANDRA CARDOSO

    Oie, agradeço as dicas e parabéns pelo blog. Vou chegar nesse aeroporto e vou para Tower Hill. Estou com criança pequena e por isso minha preocupação em não ficar rodando. Se comprar o Oyster, terei que comprar para zona 1,2 e 3 para poder utilizar do aeroporto até Tower Hill ou comprando para zona 1 e 2 ele vai até Tower Hill?

    Desde já agradeço.

    Reply

  4. 12/11/2017 @ 8:39 pm Paulo

    Ola boa noite meu nome e paulo ..vou sair do brasil rumo a inglaterra comprei minha passagem justamente para o ponto final ser no LCY entao amigo n falo ingles la no aeroporto tem tradutor vou sair do Rio paro em Amsterdã e sigo a LCY ..a imigração em LCY e tranquila obg e aguardo sua resposta obg..

    Reply

  5. 13/11/2017 @ 8:58 pm Jamil

    Olá boa noite, vou para a Inglaterra e chegarei nesse aeroporto. Estou de férias e irei visitar meu primo e conhecer um pouco desse país maravilhoso. Ouvi dizer que o aeroporto recebe mais vôos comerciais, e por isso posso me complicar um pouco por chegar como turista não europeu. Isso procede de fato, ou turista, é turista em qualquer lugar do mundo e a imigração é a mesma em todos os aeroportos? Obrigado amigo!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011