Em primeiro lugar, feliz ano novo a você, fiel leitora e leitor do Segredos de Londres. A primeira novidade do ano é uma dica quente de programa para este fim de semana em Londres, contada por uma querida leitora! Com a palavra e fotos, Marie:
Mágico! Assim Marie definiu o Lumière, festival em que participou em Londres em 2016 e que terá sua segunda edição na cidade esta semana, de 18 a 21 de janeiro (começa hoje!). Lumière (que quer dizer luz em francês) é um festival de instalações artísticas que explora o potencial e a beleza das luzes. O festival nasceu na cidade de Durham, no norte da Inglaterra, em 2009 e desde então é itinerante entre a cidade, Derry na Irlanda do Norte e Londres. Para quem está em Londres entre esta quinta-feira e domingo, não perca por nada!
O festival transforma a cidade e dá às pessoas uma boa razão para sair de casa nas noites frias do inverno londrino, trazendo instalações belíssimas e fechando o tráfego de várias ruas, permitindo que os pedestres aproveitem cada pedacinho das ruas iluminadas por seres mágicos, objetos lúdicos, muita cor e movimento.
Em 2016, o festival atraiu mais de 1 milhão de pessoas para as ruas de Londres durante seus 4 dias, e esse ano promete ser ainda maior com a expansão a mais áreas de Londres, incluindo Southbank, a margem sul do rio Tamisa. As instalações se concentram em 6 pontos centrais da cidade e bem conhecidos dos turistas como West End (a região que compreende Oxford Street, Regent Street, Carnaby e Piccadilly), Mayfair, Fitzrovia (área entre Oxford Street e Regent’s Park), Westminster, Southbank e King’s Cross, um local praticamente abandonado da cidade nos anos 80, e que está passando por um forte processo de regeneração nos últimos 10 anos.
Recomendo fortemente a quem esteja em Londres que vista suas roupas mais quentinhas e se disponha a caminhar pela cidade durante a noite para ter o privilégio de, assim como a nossa leitora, de se encantar, se divertir, se surpreender, virar criança e se sentir em um mundo mágico ou em outro planeta. Nas palavras dela: “Nunca vi um ambiente tão mágico como foi o Lumière”, contou Marie ao Segredos.
O festival é gratuito e como acontece nas ruas das 17:30h às 22:30h, não requer ingresso. O site do festival da os endereços de todas as instalações. O festival também tem um aplicativo que ajuda a planejar o roteiro para ver as instalações pela cidade, é só baixar no celular. Uma dica bacana do site é o mapa de caminhada entre as estações do metrô, que comprova que às vezes andar vale mais à pena que usar transporte público: você economiza, faz exercício e vê muito mais da cidade! Baixe o mapa aqui
Espero que aproveitem e depois compartilhem suas opiniões com a gente, caso consigam participar.
Obrigada pela dica e fotos, Marie!
E você, tem alguma experiencia para contar para a gente? Me escreve!
Esse post teve a gentil colaboração da nossa super parceira Bússola Cultural.
'Programa imperdível: festival Lumière este fim de semana' has no comments
Be the first to comment this post!