A exposição do ano em Londres

fig-2 é literalmente a exposição do ano em Londres. A cada semana de 2015 a ICA, instituto de arte contemporânea (que está na minha lista de 10 museus de Londres menos conhecidos e gratuitos!), vai inaugurar uma nova exposição, que só durará uma semana, com novos talentos da arte britânica.

Funciona assim: serão 50 exposições durante 2015 – amanhã começa a semana 5 (veja como foram as exposições que já rolaram). Os artistas de cada micro-temporada são contactados com pouca antecedência, para, segundo o curador, manter a espontaneidade. Toda segunda-feira às 18h inaugura-se a exposição da semana, com direito a vernissage. Como o espaço normalmente não abre às segundas, a entrada é pela lateral do prédio, em Carlton House Terrace.Para entrar na ICA você precisa comprar o passe de um dia, que custa £1.

A exposição fig-2 é a reedição da fig-1, que aconteceu no ano 2000 em uma galeria no Soho com curadoria de Mark Francis, hoje diretor da poderosa galeria Gagosian, e que foi um marco na cena de artes londrina. Anish Kapoor, Jeremy Deller e o chapeleiro da rainha Philip Treacy foram alguns dos artistas participantes da primeira edição. Para quem quer saber mais este artigo do jornal Guardian dá o serviço completo.

A ICA é um centro cultural de primeira linha (como já falei acima, tá naquela minha super listinha), e uma “escala” bacana em um passeio a pé pelo centro de Londres, pois está ali no Mall bem entre Trafalgar Square e o palácio de Buckingham. Para mim, a ICA está sempre um passo à frente da cena e do debate artístico, com mostras, eventos e festivais de cinema em suas pequenas salas com temáticas inovadoras e questionadoras. A primeira festa em museu que eu fui em Londres foi lá.

Para quem mora em Londres, vale a pena conferir a programação dos cinemas, com filmes atuais (não espere blockbusters) a preços bem abaixo das salas comerciais.

Entrada da ICA, Institute of Contemporary Arts

Entrada da ICA, onde acontece a fig-2

 Obrigada à comadre Denise A. pelo super toque!



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'A exposição do ano em Londres' has 1 comment

  1. 22/11/2015 @ 11:48 pm Top exposições em Londres em outubro, novembro e dezembro de 2015 - Segredos de Londres

    […] exposições e eventos rolando, inclusive a Bloomberg New Contemporaries, mas eu recomendo a fig-2, que a cada semana deste ano apresenta uma exposição diferente. (paga-se £1. Até […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011