A partir de 2016 o metrô de Londres, nosso querido tube, começou a funcionar a noite toda às sextas e sábados. Depois de anos de alarmes falsos, atrasos e ameaças de greve dos funcionários, finalmente é possível voltar da balada de fim de semana no metrô a qualquer hora.
Metrô noturno funciona só em algumas linhas
Isso ainda não quer dizer que estão abolidos taxi, minicab e Uber depois das doze badaladas, já que o serviço nessa primeira fase se aplica só a algumas linhas. As primeiras a funcionar de madrugada foram a Victoria Line, que liga o sul de Londres ao leste (aliás, a abertura non-stop da Victoria Line é muito útil para quem chega e parte do aeroporto de Gatwick no meio da noite de sexta ou sábado, já que essa linha leva à estação de Victoria, de onde saem os trens para o aeroporto) e a Central Line, que faz o trajeto leste-oeste (essa linha funciona só no seu trecho mais central).
A seguir foi a vez das linhas Jubilee, Northern (como o nome diz, corta a cidade de norte a sul) e Piccadilly (a linha que vai até o aeroporto de Heathrow), com trens percorrendo todas as estações região central de Londres (e praticamente as linhas inteiras, só ficando de fora as estações mais periféricas).
O prefeito de Londres andou na viagem inaugural do serviço
O serviço não é ágil como o diurno – os trens passam a cada 10 minutos em média na região central da cidade (de dia os trens passam a cada 1 – 3 minutos). De qualquer forma, ainda é melhor esperar o metrô no quentinho da estação do que o ônibus noturno no frio!
Lembre-se: depois das 4:30h, a viagem conta como no dia seguinte
Um aviso: o esquema de preços do transporte público de Londres considera que a diária termina às 4:29h. Portanto, se você entrar no night tube depois deste horário, será cobrada uma viagem no dia seguinte (atenção: conta o horário de entrada). Se você tiver comprado um travelcard diário, precisará de um novo após as 4:30h.
Algumas estações da Victoria e Central line ganharam símbolos comemorativos do night tube
Una foto publicada por Aimée Carter (@aimeemoc) el
Veja no mapa abaixo as linhas que estão funcionando. Estações mais periféricas contam com pontos de táxi para continuar a viagem.
É seguro andar de metrô de madrugada em Londres?
Se você mora no Brasil com certeza essa pergunta passou pela sua cabeça. A resposta é sim: é seguro! O Transport for London, órgão gestor do transporte público em Londres, assegura que a segurança à noite é a mesma feita durante o dia, e que todas as estações contam com funcionários durante o horário de expediente, seja ele qual for.
Tem até um vídeo oficial a respeito:
Veja todas as informações no site oficial do Night Tube.
'Metrô de Londres começou a funcionar a noite inteira' have 3 comments
02/11/2016 @ 1:05 pm Bruna
Olá, gostaria de saber como funciona a noite em Londres, os melhores dias para sair são sexta e sábado, assim como no Brasil? Ou Londres possui particularidades como alguns lugares onde a quinta-feira é o dia que todo mundo vai pra festa? Obrigada!
22/11/2016 @ 10:38 pm Deb
Oi Bruna,
Eu acho a noite de Londres muito parecida com a do Brasil: todo mundo sai sexta e sábado mas tem boas noitadas de domingo a domingo, e até manhãs 🙂
25/04/2017 @ 8:18 pm ANDREA
ola!!estou indo pra londres em maio e amei saber q o metro esta funcinoando a noite ineira. A Picadilly line ja esta com night tube??
aproveito para perguntar sobre lugares interessantes e mais locais, onde encontramos a vida de fato londrina.
obrigada!