Viajando pela Inglaterra (e daqui para a Europa): trem ou avião?

Descobri que tenho, além dos meus queridos amigos e família, uma leitora assídua: Elianna! Talvez algum dia este blog fique tão grande que eu não dê conta de responder todas as perguntas em detalhe, mas por enquanto dá, então respondo feliz a sua dúvida sobre viagens.

Ela me perguntou se é melhor viajar de Londres para a escócia de trem ou de avião, e a resposta é: depende!

Trem ou avião: como decidir?

Se eu puder escolher, prefiro sempre viajar de trem. Acho mais prático e confortável. Não que os assentos do trem sejam confortáveis, mas de forma geral considero viajar de trem um conforto com relação ao avião.

São 2 fatores a pesar na balança:

  • A antecedência com que você está comprando
  • A sua flexibilidade de horário

A viagem de trem dura aproximadamente 4,5 horas, e a de avião 1h e 20 minutos. Mas enquanto o trem sai e chega no centro da cidade, para pegar o avião é necessário se deslocar para o aeroporto que em geral é fora da cidade – o que demora entre 1,5h e 2 horas em Londres, de transporte público. Mais a hora e meia antes com que se tem que chegar para despachar bagagem e controle de segurança, o tempo de esperar a bagagem e a meia hora para chegar ao centro de Edimburgo e já se foram outras  mais de 3 horas – ou seja, praticamente o mesmo tempo!

Viagem pela Inglaterra Trem ou avião

Veredito: pesquise!

Mas no fim das contas, acaba sendo uma questão de preço, que muda de acordo com o horário, a antecedência, a ocupação do trem/avião e a existência de promoções temporárias. E dependendo desses fatores um ou o outro pode ser mais conveniente em dado momento.

O X da questão é fazer bem a pesquisa, lembrando que para comparar o preço da viagem de avião é preciso somar ao valor da passagem o custo do transporte ao aeroporto, que pode chegar a mais de £20 por trecho. Os melhores sites para comparação de preço de vôos são o SkyScanner e o Kayak. Para trens, vá ao Thetrainline.

Na minha opinião, incluídos os custos de deslocamento, se a passagem de trem for um pouco mais cara que a de avião, ainda prefiro ir de trem por evitar o stress de ir ao aeroporto, fazer controle de segurança, etc. Mas cada um deve pesar o que é mais importante: a tranquilidade ou o orçamento.

Mais algumas dicas…

Outro ponto importante: atenção com voos que saem muito cedo pela manhã ou chegam tarde à noite. O transporte nas cidades fica restrito nessas horas e você pode acabar gastando bem mais do que esperava para se locomover.

Ah, essa dica vale também para viagens entre Londres e Paris ou Bruxelas (avião versus Eurostar) e dentro da Europa!

Roteiro de 1 dia em Londres a pé

Veja nossas dicas básicas de sobrevivência em Londres

Como rodar em Londres como um local



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'Viajando pela Inglaterra (e daqui para a Europa): trem ou avião?' have 9 comments

  1. 20/09/2011 @ 1:12 pm Gus

    Fomos de trem a Edimburgo em agosto. Infinitamente melhor do que de avião. Sem anúncios de aeromoça a cada 2 minutos, sem chegar uma hora antes em um aeroporto fora da cidade, sem filas para passar por detector de metal e com uma paisagem linda (dica, de Londres para Escócia, vá do lado direito do trem. Na volta, escolha um assento do lado esquerdo. A vista do mar é linda). No total, o tempo é o mesmo, mas muito mais confortável (e barato). Edimburgo e Paris, só de trem.

    Reply

  2. 06/10/2011 @ 7:16 pm Elianna

    Debbie, cheguei em londres, finalmente! Calculamos os fatores da viagem entre trem e avião e decidimos: vamos de avião e voltamos de trem. Estou curiosa pra aproveitar a vista do trem. Hoje vamos aí churchill Pub, em kemsington.. Sobre a cidade, ela êh incrível e oferece zilhoes de possibilidades de diversão, entretenimento e gastronomia. Continuo ligada no segredos de Londres. Beijos e obrigada pelo post.

    Reply

    • 11/10/2011 @ 11:05 pm Deb

      Que legal saber, Elianna! Curta muito a viagem!!!
      Conseguiu comprar para Feist?
      Deb

      Reply

  3. 23/05/2012 @ 6:07 am Roberto

    Deb,
    Ótima dica do site de passagens de trem, usamos ontem mesmo para comprar nossos bilhetes pra Edimburgo. E suas dicas estão sendo preciosas para planejar nossa viagem. Parabéns e sucesso com o blog!
    Roberto e Emília
    (o casal do trem em Cinque Terre)

    Reply

  4. 07/02/2013 @ 6:38 pm regina

    Ola! Gostaria muito da sua dica sobre a melhor forma de ir para Irlanda, pra festa de St. Patrick’s Day ! Obrigada

    Reply

    • 08/02/2013 @ 8:02 pm Deb

      Oi Regina,
      A melhor forma depende de quanto tempo você dispõe.
      A mais rápida é ir de avião. Uma boa ferramenta para comparar preços de diferentes companhias é o Skyscanner: http://www.skyscanner.com
      Beijos
      Deb

      Reply

  5. 07/02/2013 @ 7:41 pm regina

    Complementando… quis dizer, de Londres para Irlanda.

    Reply

  6. 07/04/2019 @ 2:30 am Ana Cristina

    Bom dia queria saber quantas horas de viagem da Europa para Inglaterra Escócia eu moro na Finlândia na cidade de helsinki eu queria conhecer a Inglaterra mas queria saber quanto horas e de viagem

    Reply

    • 02/08/2019 @ 2:52 pm Deb

      Oi Ana Cristina
      O voo dura 3 horas. De trem é muito mais longo e complicado.

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011