Fim de semana ideal para ver e comprar arte

Este fim de semana está ótimo para quem curte arte contemporânea. Começaram ontem duas feiras perfeitas para quem tem vontade de voltar para casa com uma obra de arte na mala. Principalmente se, como eu, você não tem milhões para investir em uma. As duas feiras têm preços acessíveis (obras a partir de £40) e ficam bem perto uma da outra, em Battersea, um bairro residencial no sul de Londres bem perto do rio Tâmisa. Taí uma boa oportunidade para explorar uma parte da cidade que você não iria normalmente.

 

RCA Secret 2014

Esta tradicional exposição reúne obras de alunos recém formados do RCA, Royal College of Art, e de artistas renomados. Todas as obras expostas são cartões postais com as mesmas medidas, e todos estão à venda pelo mesmo preço: £50. O curioso é que não se sabe qual foi feito por quem. Assinados no verso, o autor só se revela após a compra.

Gente do calibre Tracey Emin já participou de edições anteriores, e este ano, misturados nos 2.900 postais, estão artistas como Grayson Perry (que performa vestido de mulher), Paul Smith, e a onipresente arquiteta Zaha Hadid. Imagina levar um original de artista para casa por “míseros” £50?

A exposição fica em cartaz até o dia 21 e a venda acontece no dia 22. Se tiver intenção de comprar, saiba que é preciso se registrar no site da RCA e pegar um código de colecionador. E chegar cedo. Tem gente que acampa na porta da RCA por vários dias, só para ter a chance de comprar uma obra de arte por uma pechincha. Sem querer te desanimar, mas veja as fotos da galera guerreira que o Daily Mail publicou ano passado. Se der preguiça, os 2.900 postais estão todos expostos no site da exposição.

RCA postcard Fair

Os 2.900 cartões postais estão expostos no site da RCA. Quem adivinha os que foram feitos por famosos?

A entrada na exposição é gratuita.

RCA Secret – Battersea Campus – Dyson Building, 1 Hester Road, London SW11 4AN. Veja como chegar.

 

Affordable Art Fair

Nesta feira que acontece até domingo (16), artistas e galerias expõem e vendem obras contemporâneas que custam de £40 a £4.000. Tem de tudo: da aquarela à instalação, do figurativo ao conceitual, do moderno ao cafona. Já estive lá há alguns anos e achei que valeu a pena a viagem (no meu caso um belo passeio de bicicleta) e o ingresso (£10 online, £12 na hora, crianças até 16 anos não pagam). É uma forma legal de conhecer novos artistas e tendências e refinar seu gosto por arte, já que não tem um filtro de curadoria. Você pode brincar de curador e escolher o que colocaria na sua exposição – e de repente até levar alguma obra: a embalagem à prova de carregadores de malas é cortesia da casa.

Affordable Art Fair Battersea

Flyer da feira

Affordable Art Fair 2014 – Battersea Evolution – Battersea Park, SW11 4NJ. A feira fica dentro do parque de Battersea, veja como chegar.

Como comentei lá em cima, as duas feiras estão muito perto uma da outra (uns 10 minutos de caminhada), mas em um bairro residencial um pouco fora do centrão. Não é longe, mas não tem metrô perto. Os próprios sites das feiras indicam os ônibus apropriados.

Se eu fosse você combinaria esses 2 programaços em um sábado ou domingo único em Londres. Foi lá? Como foi?



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'Fim de semana ideal para ver e comprar arte' has 1 comment

  1. 15/03/2014 @ 1:34 pm silvia

    muito interessante!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011