10 museus em Londres pouco conhecidos e gratuitos que você precisa conhecer

Atualizado em 23/03/2015

O frio cruel que não quer abandonar Londres esse ano (a primavera já começou oficialmente mas continua gelado e nevando por aqui) me deu uma ideia: aproveitar o clima propício para estar no quentinho para incentivar os leitores a descobrirem museus em Londres excelentes, mas que talvez não estejam no seu roteiro.

Aqui vão meus top 10 museus em Londres menos conhecidos que com toda a certeza enriquecerão a sua visita. Classifiquei por estilo de viajante: tem para quem curte história, arte & design e ciência. Mas aqui entre nós, se você é uma pessoa curiosa e procura ver algo diferente quando viaja, vai gostar de todos eles.

O melhor é que todos são absolutamente GRATUITOS! Algumas exposições temporárias são pagas, mas a visita ao acervo permanente é sempre gratuita.

 

Museus em Londres para quem curte história

 

1. Museum of London (Museu de Londres)

Escrevi um post sobre ele no ano passado (leia aqui) e para mim ele continua reinando absoluto na lista dos imperdíveis. O museu mostra o desenvolvimento de Londres desde a pré-história até hoje, com galerias interativas. Também é um bom ponto de partida para uma volta pela City, o tradicional distrito financeiro de Londres, e onde a cidade realmente começou.

150 London Wall, EC2Y 5HN. Aberto de 10h a 18h, fecha de 24 a 26 de dezembro. Metrô: Barbican, St Paul’s, Moorgate

Para quem estiver pelo lado de East London, Docklands e Canary Wharf, vale conferir a “filial” do museu na área, o Museum of London Docklands, que analisa a tradição comercial do Reino Unido através das grandes importações que chegavam as docas pelo rio Tamisa, bem naquele local.

West India Quay, E14 4AL Metrô: Canary Wharf

Ruínas das muralhas romanas de Londres, vistas da janela do museu

2. British Library

Além de ser a biblioteca nacional do Reino Unido, com aproximadamente 14 milhões de livros, a British Library reúne uma coleção valiosa de tesouros históricos, como a Magna Carta, publicada em 1215, considerada a primeira constituição da história. Há também peças mais recentes, como manuscritos de escritores famosos como Jane Austen (Razão e sensibilidade) e Lewis Carroll (de Alice no país das maravilhas), e até originais de músicas dos Beatles. Essa mina de riquezas culturais está bem ao lado da estação de trem de St. Pancras.

96 Euston Road, NW1 2DB  Metrô: King’s Cross & St. Pancras.Aberto todos os dias, confira os horários no site antes de visitar.

20130127-205538.jpg

Entrada monumental da British Library

 

3. Imperial War Museum

O IWM relata história e a vida cotidiana dos habitantes de Londres durante as duas grandes guerras do século XX. O museu reabriu em 2014 depois de uma super reforma, na qual ganhou diversas novas galerias e exposições, além das temporárias que contam com mais profundidade, e riqueza de elementos originais, alguma história específica.

 

Museus em Londres para quem curte arte e design

 

4. Geffrye Museum
Mencionei o Geffrye há uns posts atrás. Ele é uma janela para a evolução do design de interiores e da própria sociedade inglesa nos últimos quase 400 anos. O acervo consiste de cômodos residenciais ambientados no estilo de cada século (e década do século XX) e mantém ainda, atrás da casa, jardins típicos de cada período (os jardins fecham no inverno, mas fica a dica para uma visita na primavera ou no verão). É uma excelente escala para suas andanças por Shoreditch. Um post que fiz há um tempinho mas que continua super válido tem boas sugestões para este passeio.

136 Kingsland Road  London E2 8EA  Metrô: Old Street, mais uns 15 minutos de caminhada, ou estação Hoxton do Overground

Entrada do Geffrye Museum

5. National Portrait Gallery
A entrada à direita da National Gallery muitas vezes passa despercebida, mas é um pecado passar por Trafalgar Square e não dar pelo menos uma espiada por lá. O foco em retratos dá uma perspectiva diferente à evolução da arte, numa viagem que começa com os nobres do renascimento e seus fantásticos vestidos retratados nos mínimos detalhes e vai até os contemporâneos, incluindo Paul McCartney e a rainha Elizabeth II. A ala pós-1990 exibe a mais recente aquisição da galeria: o polêmico retrato de Kate Middleton. Tire suas próprias conclusões com a reprodução aqui abaixo.

St.Martin’s Pl  London WC2H 0HE Metrô: Leicester Square, Charing Cross ou Covent Garden

middleton_full_0111

Retrato de Kate Middleton – reprodução

6. Serpentine Gallery
Localizada bem no meio do Hyde Park/Kensington Gardens, o seu ponto alto é no verão, quando a cada ano se constrói um pavilhão temporário projetado por um arquiteto famoso, que funciona como bar e lounge. Ao final da estação o pavilhão é desmontado, mas a galeria tem exposições bacanas o ano inteiro e sempre vale uma visita.

Kensington Gardens  London W2 3XA  Metrô: Lancaster Gate, Queensway e Knightsbridge

Serpentine Pavillion

Pavilhao de 2012 da Serpentine Gallery projetado pelo artista chines Ai Weiwei e arquitetos Herzog & De Meuron

7. Wallace Collection
Sir Richard Wallace era um colecionador de arte que viveu no século XIX. Após sua morte, sua viúva doou sua majestosa casa com todos os pertences ao governo. Circular pelas salas com papel de parede adamascado, móveis de marchetaria e finas louças francesas de Sèvres é uma viagem no tempo. O mais surpreendente é a sua localização, em uma praça super tranquila a apenas 2 quadras da confusão de Oxford street. Programa perfeito para viagens com os pais.

Hertford House  Manchester Square, London, Greater London W1U 3BN  Metrô: Bond Street

Fachada da Wallace Collection

Fachada da Wallace Collection

8. Saatchi Gallery
Excelente museu de arte contemporânea em uma das áreas mais chiques de Londres. Tem sempre alguma exposição interessante, seja de artistas consagrados ou de novos talentos. Combinação perfeita com uma tarde de compras em King’s Road ou, se o orçamento permitir, em Sloane Street (onde fica Chanel, Gucci etc).

Duke Of York’s HQ, King’s Rd, London SW3 4RY Metrô: Sloane Square

Saatchi Gallery – reprodução

9. ICA (Institute for Contemporary Art)
Centro cultural e museu de arte contemporânea mais alternativo escondidinho no Mall entre Trafalgar Square e o palácio de Buckingham. Alem de exposições fora do trivial, sua programação sempre tem concertos, shows, palestras e eventos interessantes, de vez em quando até festinhas. Tem ainda duas salas de cinema, com uma programação bem alternativa. Atravesse o arco em Trafalgar Square perto da coluna de Nelson, caminhe uns 100m e procure a entradinha do lado direito.

The Mall  London SW1Y 5AH  Metrô: Charing Cross e Leicester Square

20121224-004510.jpg

Entrada da ICA no Mall

 

Museus em Londres para quem curte ciência

 

10. Wellcome Collection
O forte desse fantástico museu é o link inteligente entre ciência e arte. Seu lema é “um lugar para curiosos incuráveis”. O acervo permanente exibe a coleção de pinturas e objetos relacionados à evolução do tratamento de doenças de Sir Henry Wellcome, farmacêutico já falecido que criou um dos maiores laboratorios de medicamentos do mundo. Um fato pitoresco é que muitas das pinturas do acervo são cópias, como o Jardim das Delicias de Bosch, um dos meus quadros favoritos. Quando Sir Wellcome gostava de uma pintura que acreditava não valer o preço cobrado, mandava copiar.

Atenção: a visita à Wellcome Collection não é recomendada para menores de 14 anos.

183 Euston Road, NW1 2BE, quase em frente à estação de Euston, bem perto da British Library Metrô: Euston

20130127-211626.jpg

Wellcome Collection

Coloquei estes 10 museus em Londres em um mapa para te dar uma noção de onde estão localizados. Arraste o mapa para ver os que não estão a vista.


View 10 museus recomendados por Deb in a larger map

Já esteve em algum desses museus? Recomenda algum outro que não está aqui? Dê vida a este blog participando com seu comentário!

 

Reserve seu hotel em Londres

 

 

Este blog é parceiro do Booking, o que significa que ganhamos uma comissão a cada reserva originada aqui. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda este blog a se manter vivo!



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'10 museus em Londres pouco conhecidos e gratuitos que você precisa conhecer' have 28 comments

  1. 24/03/2013 @ 2:16 pm Manu

    Excelente post amiga! Nunca fui em vários: Wellcome Collection; Wallace Collection; Serpentine Gallery e Geffrye Museum – Fica para a próxima parada em Londres ; )

    Reply

    • 25/03/2013 @ 2:07 am Deb

      Obrigada, amiga!! 🙂 Todos esses merecem a sua ilustre visita, espero que comigo junto!
      beijos e fica bem ai!

      Reply

  2. 24/03/2013 @ 3:01 pm Andreza

    Meus favoritos sao o Saatchi e Wallace Collection. Outros que adoro: os museus de Greenwich (National Maritime e free, Cutty Sark e Observatorio sao pagos) por ali tambem nao da pra perder o Painted Hall no the King William Court. O Museum de London em Docklands e muito legal, mostra a destruicao de East London durante a WWII, pequeno mas vale a visita!

    Reply

    • 25/03/2013 @ 2:11 am Deb

      Boa, Andreza! Obrigada por complementar!
      Vou atualizar o post para incluir o Docklands, que também adoro e é parte do Museum of London. Nunca fui ao King William Court. Fica na universidade?
      beijos!

      Reply

  3. 25/03/2013 @ 2:35 am Silvia

    É importante destacar a coleção de armas do Wallace Collection e o restaurante/casa de chá!

    Reply

    • 25/03/2013 @ 7:03 pm Deb

      Com certeza, Silvia!
      Você já tomou chá na Wallace Collection? Recomenda?
      Beijos,
      Deb

      Reply

  4. 25/03/2013 @ 2:03 pm Boia Paulista

    Oi, Dé. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    Reply

    • 25/03/2013 @ 7:11 pm Deb

      Uau, Natalie! Estou lisonjeada! 🙂

      Beijos,
      Deb

      Reply

  5. 25/03/2013 @ 7:45 pm Ana Rita

    Ai meu Deus, será que esse frio não vai embora? Chego aí no em meados de Abril e estou com esperança de fazer meus passeios ao ar livre pela cidade, apesar dos museus maravilhosos! Na primeira vez a gente quer conhecer a cidade em si, né? Será que o clima já estará mais ameno?

    Reply

    • 26/03/2013 @ 1:17 am Deb

      Estou com todos os dedos cruzados, Ana!

      Reply

  6. 07/04/2013 @ 3:42 am Monica O'May

    adorei as dicas! vou fazer uma peregrinação por todos eles! obrigadaaaa

    Reply

    • 07/04/2013 @ 10:43 pm Deb

      Oi Monica,
      Depois me conta, eu adoro todos!
      beijos e super prazer!
      Deb

      Reply

  7. 23/06/2013 @ 3:47 pm » Serpentine pavillion deste ano já está aberto Segredos de Londres

    […] comentei em um post há um tempo atrás sobre o pavilhão que é construído, a cada verão, por um arquiteto convidado em frente à […]

    Reply

  8. 04/07/2013 @ 6:41 pm » A boa de sexta-feira: festa no museu Segredos de Londres

    […] Amanhã é a vez do Wellcome Collection, um museu super diferente, fazer a sua festa noturna. Ele tem uma proposta que nunca vi igual em nenhum outro lugar do mundo – de unir a ciência à arte – e está na minha lista de melhores museus menos conhecidos. […]

    Reply

  9. 21/08/2013 @ 7:00 am Aline

    Que show esse post. Chego em Londres daqui alguns dias para passar três meses e quero conhecer inúmeros lugares. Adorei saber que existem locais tão interessantes assim e gratuitos. 🙂
    Agora vou continuar lendo outros posts do seu blog.
    Um abraço.

    Reply

  10. 11/09/2013 @ 9:23 am » Exposição Propaganda: Power and Persuasion – última semana Segredos de Londres

    […] British Library é a biblioteca nacional do Reino Unido, e um dos meus top 10 museus alternativos gratuitos pela magnífica exposição permanente de manuscritos de diferentes épocas. Quando tem uma boa […]

    Reply

  11. 06/03/2014 @ 1:24 am Churchill War Rooms: uma aula de história no lugar em que ela aconteceu - Segredos de Londres

    […] Quando minha mãe veio me visitar em Londres pela primeira vez pesquisei todos os programas que eu ainda não conhecia para fazer com ela. Me chamou a atenção o Churchill War Rooms, que eu nunca tinha visitado nem ouvido falar. Não é uma atração muito divulgada, e por ser paga, as pessoas acabam não dando muita bola. Afinal, tem tantas atrações grátis incríveis em Londres! (veja este post com 10 museus de Londres gratuitos e menos conhecidos que valem a visita) […]

    Reply

  12. 18/03/2014 @ 6:24 pm Fernanda Scafi

    Amei o Museu de Londres, principalmente a parte do Grande Incêndio e já estou anotando os outros para uma próxima vez.

    Reply

    • 19/03/2014 @ 1:37 am Deb

      Também adoro 🙂 e os outros não ficam atrás!

      Reply

  13. 31/03/2014 @ 8:53 am Boia Paulista

    Oi, Deb. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    Reply

    • 31/03/2014 @ 9:56 am Deb

      Oi Natalie, que legal. É sempre uma honra estar na #Viajosfera 🙂
      Beijo,
      Deb

      Reply

  14. 01/01/2015 @ 11:59 am Dica da semana em Londres - Segredos de Londres

    […] mostra, em pequenas instalações, as casas inglesas nos últimos 400 anos. Ele faz parte da minha lista de 10 museus pouco conhecidos que valem a visita. No período natalino o Geffrye se transforma para mostrar como o natal era celebrado em cada […]

    Reply

  15. 12/07/2015 @ 3:17 pm Karen

    Que post incrivel! Jamais teria descoberto a Wallace Colection e a Wellcome Colection se não fosse o seu blog!
    muito obrigada Segredo de Londres! e muito obrigada pelas dicas!

    Reply

    • 13/07/2015 @ 10:28 am Deb

      🙂 🙂 🙂

      Reply

  16. 26/08/2015 @ 11:50 pm O que fazer em Londres - Segredos de Londres

    […] tempo ou se quiser incluir um programa mais alternativo no seu roteiro, inspire-se neste post com 10 museus menos conhecidos de Londres que valem a visita. São todos […]

    Reply

  17. 20/09/2015 @ 4:33 pm Otimize sua viagem a Londres: vá ao museu à noite - Segredos de Londres

    […] Veja 10 museus pouco conhecidos em Londres e gratuitos […]

    Reply

  18. 30/10/2015 @ 10:30 am Top exposições em Londres em outubro, novembro e dezembro de 2015 - Segredos de Londres

    […] Institute of Contemporary Art é um centro cultural pouco conhecido que fica bem pertinho de Trafalgar Square. Tem várias exposições e eventos rolando, inclusive […]

    Reply

  19. 02/06/2016 @ 10:24 pm Como aproveitar Londres sem gastar (quase) nada - A Path to Somewhere

    […] esses são apenas os mais famosos, mas se você preferir visitar os menos conhecidos, sugiro esse post aqui, com outras indicações de museus gratuitos em […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011