Top exposições em Londres em outubro, novembro e dezembro de 2015

Sabe aquela coisa que você sempre quer fazer mas nunca coloca em prática? Eu tenho milhões dessas na cabeça, mas hoje estou feliz porque estou realizando uma delas: reunir em um post periódico as exposições mais bacanas em Londres, assim como fiz com os shows.

As exposições permanentes dos grandes museus de Londres são todas fantásticas e provavelmente sejam o “suficiente” para uma primeira visita, mas se você adora arte e cultura como eu não vai resistir a uma boa exposição temporária. Afinal, os acervos dos museus estarão sempre lá, mas a oportunidade de ver uma exposição temporária de um grande artista ou movimento artístico em Londres pode ser única.

A maioria das exposições temporárias é paga e o ingresso não é barato (cerca de £15). Mas se eu me interesso pelo artista ou tema eu “invisto” no ingresso pela expansão da minha cultura e, claro, pelo prazer da experiência 🙂 Para quem mora em Londres, uma dica bacana é virar membro dos museus de que mais gosta para entrar grátis nas exposições quantas vezes quiser.

Sem mais, aqui vão minhas top exposições que estão ou estarão abertas até dezembro deste ano. A lista não é exaustiva e meu critério, como sempre, é o que eu ou algum amigo gostaria de ver. Se você foi a alguma exposição incrível que não está listada aqui, deixe sua recomendação em um comentário aqui embaixo.

 

Melhores exposições em Londres em outubro, novembro e dezembro de 2015

 

1. Tate Modern

 

Não é uma mas 2 exposições imperdíveis, mais uma instalação. Não à toa é meu museu preferido em Londres, mas este ano a Tate Modern está demais! The world goes Pop mostra como a Pop Art aconteceu fora dos EUA e Reino Unido – até 24/1/2016 (paga)

Alexander Calder também ganhará sua exposição!!! A-m-o suas esculturas-móbile e não perderei esta exposição por nada. Começa dia 11/11. (paga)

Na Tate Modern também está a obra Empty Lot do mexicano Abraham Cruzvillegas, uma enorme instalação na Turbine Hall, a antiga sala das turbinas (a Tate Modern foi construída no local onde funcionava uma usina termelétrica), espaço gigantesco no fundo do museu. Grátis.

Alexander Calder | Triple Gong, ca. 1948. Brass, sheet metal, wire, and paint, 39 x 75 x 2 3/4 in.

Alexander Calder | Triple Gong, ca. 1948. Brass, sheet metal, wire, and paint, 39 x 75 x 2 3/4 in.


 

2. Saatchi Gallery

 

Mademoiselle Privé, imperdível para os fashionistas, é uma instalação sobre o universo e as criações de Coco Chanel e, mais recentemente, Karl Lagerfeld. Curtíssima temporada até este domingo 1/11. Fica aberta até as 22h todos os dias, domingo até as 20h. Grátis.

Una foto publicada por Bússola Cultural (@bussolacultural) el

 

3. Barbican

 
The World of Charles and Ray Eames, sobre um dos casais mais influentes no design do século XX, é para matar de amor. As exposições do Barbican costumam ser espetaculares, tanto na curadoria quanto na montagem, o que me faz ter altas expectativas para esta. Até 14/2/2016 (paga)

Cadeira Eames

Foto: Wicker Paradise, Flicker

 

4. Royal Academy of Arts

 
Por ser o único grande museu com entrada paga, a Royal Academy of Arts acaba ficando de lado na programação do visitante, mas esta exposição de obras emblemáticas do artista chinês Ai Wei Wei é um excelente motivo para pagar o ingresso. Apesar de já ter participado de instalações na Tate Modern e Somerset House, é a primeira exposição dele em Londres. Para quem não lembra, o artista foi preso há alguns anos devido às suas ideias contrárias ao regime, e por isso tem ganhado muita exposição. Até 13/12. (paga, menos de 16 anos entra grátis. Importante comprar com antecedência!)

Ai Weiwei na Royal Academy of Arts

Ai Weiwei na Royal Academy of Arts


 

5. ICA

 
O Institute of Contemporary Art é um centro cultural pouco conhecido que fica bem pertinho de Trafalgar Square. Tem várias exposições e eventos rolando, inclusive a Bloomberg New Contemporaries, mas eu recomendo a fig-2, que a cada semana deste ano apresenta uma exposição diferente. (paga-se £1. Até 20/12)

fig-2-top-exposições-em-Londres
 

6. V&A

 

Shoes: Pleasure and Pain é outra para os fashionistas e amantes do design. Exibe 200 pares de sapatos que fizeram história no mundo da moda. (Paga) Até 31/1/16

 

7. Wellcome Collection

 

Tibet’s Secret Temple é mais uma das exposições curiosas e interessantíssimas da Wellcome Collection, que reúne peças de arte e documentos históricos sobre o budismo tibetano e a prática da meditação, e sua conexão com o bem estar físico e mental.  De 19/11 a 28/2/2016. Grátis.

Road-to-Tsedang-Tibet Wellcome Colleciton

 

8. National Gallery

 

Retratos de Goya é a pedida para os fãs dos grandes clássicos. Até 10/1/2016 (paga. Importante comprar com antecedência!)

 

Como falei lá em cima, uma boa dica para quem mora em Londres é o membership, que garante entrada gratuita e sem filas em todas as exposições temporárias e o seu custo se dilui em algumas exposições. Os membros também têm benefícios bacanas como desconto na loja (lojas de museu são ótimas para comprar presentes e lembrancinhas de Londres), eventos exclusivos para membros e até uma sala para membros em alguns museus (no caso da Tate, a members room tem aquela vista deslumbrante para o rio Tâmisa e um bar exclusivo). Veja como se tornar membro da Tate, da National Gallery e do V&A.

Como as exposições costumam durar alguns meses, este post vai ser trimestral. Se você curtiu a ideia e essa dica foi útil para você me conta aqui embaixo nos comentários, vou ficar feliz de saber 🙂

 

Reserve seu hotel em Londres!

 

 

Este blog é parceiro do Booking, o que significa que ganhamos uma comissão a cada reserva originada aqui. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda este blog a se manter vivo!

Sabe aquela coisa que você sempre quer fazer mas nunca coloca em prática? Eu tenho milhões dessas na cabeça, mas hoje estou feliz porque estou realizando uma delas: reunir em um post periódico as exposições mais bacanas em Londres, assim como fiz com os shows. As exposições permanentes dos grandes museus de…

Avalie este post!

Nota:

User Rating: 4.9 ( 1 votes)
0


About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'Top exposições em Londres em outubro, novembro e dezembro de 2015' have 2 comments

  1. 30/10/2015 @ 11:07 am Denise

    Massa, Deb! Os Londoners agradecem!

    Reply

  2. 21/01/2016 @ 11:36 pm Uma tarde na Tate Modern - Segredos de Londres

    […] Modern (meu museu preferido em Londres). Eu já tinha dado a prévia no post em que recomendei as exposições mais interessantes em Londres no fim do ano passado, mas tendo ido lá ver tudo me sinto no dever de lembrar: está […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011