Corrida de papais noéis em Londres pela Lili

Imagina milhares de papais noéis correndo pelas ruas da cidade. Em Londres, isso acontece todos os anos, algumas semanas antes do natal. Por um dia a cidade fica cheia de bons velhinhos – adultos e crianças – alegrando as pessoas por onde passam. Na verdade, eles estão indo e vindo da Santa Run, corrida na qual todos os participantes estão vestidos de Papai Noel (Santa Claus é o nome dele em inglês). Além de divertida esta corrida tem uma razão especial de ser: cada corredor se compromete a arrecadar doações para uma instituição de caridade.

Santa Run Flickr Tatinauk

Milhares de bons velhinhos na Santa Run de uns anos atrás | Foto: Tatinauk, CC

Todo evento esportivo no Reino Unido requer que seus participantes arrecadem uma soma mínima de fundos para uma instituição de sua escolha. Ao esportista cabem duas opções: colocar o dindim do próprio bolso ou pedir a contribuição dos amigos. Isso é condição para participar até da maratona de Londres e as pessoas já estão habituadas a dar uma força às causas apoiadas pelos amigos. As doações são feitas pela internet, por cartão de crédito, através do site oficial do evento.

Tininha, colaboradora assídua do blog, correu a maratona de Londres em 2014 pela ONG Anthony Nolan

Tininha, colaboradora assídua do blog, correu a maratona de Londres em 2014 pela ONG Anthony Nolan, que se dedica à cura da Leucemia

O bacana disso é que gera uma ajuda bem vinda a instituições que fazem trabalhos importantes e muitas vezes relegados pelo governo, como apoio a pessoas doentes, sem condições financeiras ou minorias. Além disso, cada doador pode postar um recadinho ao fazer sua contribuição, o que acaba virando uma corrente de boas vibrações!

 

Como participar da corrida Santa Run

 

O evento será no dia 6 de dezembro, às 11h, no Victoria Park, parque na zona leste de Londres. A corrida tem duas modalidades: 5 Km e 10 Km. Haverá também uma mini-corrida para os pequenos – fantasiados, é claro. A inscrição no site do evento custa £22 e dá direito ao abadá, digo, à fantasia.

Outra forma de participar é doando qualquer soma para a instituição que meu grupo de amigos que participará da Santa Run está apoiando. A instituição para a qual estamos arrecadando é o St. John’s Wood Hospice, uma residência e casa de tratamento para pessoas com doenças terminais. Lá os pacientes recebem todos os cuidados necessários como medicamentos paliativos, massagens, fisioterapia, alimentação adequada e, principalmente, muito apoio e carinho.

santa-run Skyline events

Eu já colaborei com esta instituição algumas vezes, mais por inércia que por iniciativa, é verdade, já que a realidade dos doentes terminais até pouco tempo era bem distante da minha. Como eu morava perto, doava as coisas que não usava mais para a sua Charity Shop (outro conceito bacana muito difundido no Reino Unido: lojas de segunda mão administradas por voluntários, cuja receita arrecadada vai para a instituição) ou visitando sua feirinha beneficente anual ali na High Street.

Este ano, porém, minha relação com o St. John’s Hospice mudou. Uma amiga muito querida, das primeiras que fiz em Londres, esteve doente e recebeu os últimos cuidados lá. Desde então, esta virou uma causa minha: encontrar a cura para os diversos tipos de câncer e outras doenças que ainda não controlamos é importantíssimo, mas apoiar os pacientes ajudando-os a manter sua dignidade e conforto é igualmente essencial. 

Lili jogando tenis

Minha querida amiga Lili esbanjando energia em 2013

Eu e meu grupo de amigos ficamos tocados com a atenção e respeito com que nossa querida Lili foi tratada nesta que é uma instituição sem fins lucrativos, e decidimos retribuir ajudando-a a atender mais e mais pessoas. Dos mais de 5 milhões de libras que precisa por ano para funcionar, 1 milhão é arrecadado por doações (os outros 4 são custeados pelo NHS – o SUS britânico – e o hospital privado St. John e St. Elizabeth, que cede ainda o espaço para a instituição). 

Como todo ano organizamos uma super festa de natal dos amigos, e este será o primeiro natal sem a Lili, decidimos participar da corrida juntos em sua homenagem. Alguns de nós vão correr 5 Km, outros 10 Km e outros mais, como eu, vão apoiar. Alguns amigos nunca correram mais do que atrás do ônibus chegando no ponto, mas toparam o desafio para contribuir e festejar a memória da nossa amiga. 

Estipulamos nossa meta de doações em 1.500 libras. Se você puder colaborar com qualquer valor, basta seguir as instruções no site. Cada libra ou real ajuda muito!

Natal-2011-colagem

Festinha de natal da galera em 2011

Prometemos muitas fotos da Santa Run aqui no blog, no Instagram, no Facebook e no Twitter! Até dia 6!

Leia os posts da Lili no Segredos de Londres

 



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'Corrida de papais noéis em Londres pela Lili' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011