Eu já contei aqui que tenho uma certa preguiça dessa obrigação de se divertir no ano novo mais que em qualquer outra noite do ano, ainda mais com jantares, festas e minicabs superfaturados (minicab é o taxi sob demanda, geralmente mais em conta que o black cab. Será que este ano com Uber as coisas serão diferentes?).
Em Londres, o antídoto contra a supervalorização do réveillon é ir a festas de ano novo no dia 1º de janeiro, durante o dia, enquanto o resto do mundo está de ressaca. Achei uma ótima sacada. As festas mais hypadas são as de música eletrônica no leste e no sul da cidade.
Festas de ano novo em Londres no dia 1º de janeiro
Para quem não estava aqui ano passado, aviso: não é segredo que eu nunca passei o réveillon em Londres. O que vou listar aqui é fruto de pesquisas, e não da minha experiência.
As festas do dia 1º mais recomendadas pela revista Time Out e o jornal The Guardian são as seguintes:
- Jaded, no Corsica Studios (sul de Londres, metrô Elephant & Castle) – de 6h às 15h
A festa começa imediatamente após a festa de réveillon, que acaba às 6h. DJs e performances musicais se revezam em 2 salas
- Dream don’t sleep, Tobacco Dock (East London, metrô Tower Hill ou DLR Shadwell) – do meio dia às 22:30h
Mega evento de música eletrônica em um armazém usado na importação de tabaco no século XIX, com capacidade para 5.000 pessoas
- Bugged Out, Old Queen’s Head (Islington – metrô Angel) – do meio dia às 2h
A festa mais mainstream/pop, em um pub perto do metrô Angel. Ingressos na hora, grátis para quem chegar antes das 14:30h. Detalhe: o Old Queen’s Head serve hamburguer do Lucky Chip, o melhor de Londres
E as festas de réveillon tradicional?
Se você não resiste a festejar à meia noite com fogos de artifício, lembre-se que os ingressos para assistir a queima de fogos em frente ao parlamento, Big Ben e London Eye estão esgotados.
O agito com clima mais parecido ao nosso brasileiro é o do Tamesis Dock, um barco permanentemente ancorado na margem sul do rio Tâmisa, perto do Big Ben e da London Eye. O deck do barco dá uma visão privilegiada da queima de fogos, porém os ingressos para passar a meia noite ali já estão esgotados. Os ingressos disponíveis agora dão direito à entrada a partir de 0:15h. Você pode assistir os fogos ali do lado (chegando antes das 23h para não ter problema com transporte e etc) e entrar na festa para dançar até as 4h.
Mini-video da queima de fogos vista do Tamesis Dock:
Transporte público em Londres no ano novo
No dia 31, o transporte funcionará com o esquema de sábado (frequencia reduzida em relação aos dias úteis). Algumas ruas perto do rio, e principalmente pontes, serão fechadas a partir das 14h, e ônibus terão suas rotas alteradas. Aliás, o transporte público costuma ficar MUITO cheio nesse dia. Programe-se para chegar com antecedência onde precisa.
Um detalhe bacana: todo o transporte público em Londres funciona gratuitamente das 23:45h de 31 de dezembro às 4:30h do dia 1º. No dia 1º toda a rede funciona normalmente, com a frequencia ainda mais reduzida (equivalente à frequencia dos domingos, nada muito drástico).
Crédito da foto no alto: Toby Nicholas
'Festas de réveillon 2016 em Londres' have 2 comments
25/12/2015 @ 5:20 pm Flavio Bittencourt
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Muita paz e felicidade!
26/12/2015 @ 4:15 pm Deb
Obrigada, Flavio!!! Para você também, um excelente 2016!