Guia de compras em Londres – parte 1: As lojas de departamentos

Ultimamente tenho recebido muitas perguntas sobre onde comprar roupas em Londres, e pedi socorro à nossa querida consultora de moda, Liliane Teixeira, que conhece a cena de compras aqui como ninguém. A Lili vai fazer uma serie de posts sobre compras em Londres, praticamente um guia completo sobre o assunto, e estou muito feliz que ela escolheu publicá-lo aqui no Segredos de Londres. Aqui vai o primeiro post da serie: uma  masterclass sobre as nossas lojas de departamentos. Com a palavra, Lili! 🙂

Londres é a capital do “cool”. A cidade que gera tendência para o mundo todo. Não só nas suas ruas, mas nas escolas de moda, mercados, boutiques, lojas alternativas… Viver ou visitar essa cidade é respirar criatividade 24 por 7. Não poderia ser diferente para uma cidade tão cosmopolita e com um espírito livre, que dá asas à descoberta e criação do inusitado.

Londres também é uma das mecas mundiais do consumo. Talvez não como New York, mas sem dúvida oferece um leque de alternativas bem completo para os aficionados por compras. Aqui, a individualidade no estilo impulsiona um mercado para todos os gostos, culturas e demandas. Isso naturalmente transformou Londres em pátio de criação dos mais célebres designers da atualidade. Aqui podemos encontrar desde as marcas mais exclusivas e luxuosas até as mais em conta. Tem para todos os bolsos, gostos e idades.

A começar por suas renomadas lojas de departamento: Harrods, Selfridges, Harvey Nichols e Liberty. A Harrods e a Selfridges são as maiores lojas do país.

 

As lojas de departamento de Londres

 

A Selfridges, minha favorita, se reinventa há mais de 100 anos, sempre lançando tendências na arte de comprar. Mr. Selfridge foi o primeiro varejista a criar uma loja de luxo onde todos fossem bem vindos, e misturar o consumo com espetáculo. Foi pioneiro a encorajar os clientes a tocarem e sentirem o produto. No hall de beleza da Selfridges, é fácil perder o controle e comprar vários maravilhosos perfumes e as ultimas novidades em maquiagem. Recomendo demais uma visita ao Beauty Hall.

Selfridges decorada da para o natal

Selfridges decorada da para o natal

Para quem curte moda e quer pesquisar as ultimas tendências, vale a pena visitar os pisos masculinos e femininos, que abrigam muitos dos melhores designers de moda do mundo. Sou particularmente fã da Eastern Galleries, que abriu há 1 ano e abriga, além de marcas bem estabelecidas (Chanel, Prada, Balenciaga, Celine e McQueen), uma área Avant Garde com designers japoneses (como Comme de Garçons, Junya Watanabe, Sacai), da escola belga (Haider Ackerman, Ann Demeulemeester, Margiela) e de vanguarda (Rick Owens e Gareth Pugh).

Fiquem atentos ao império Louis Vuitton que abrirá na loja no verão de 2013. Serão 3 andares interligados por um elevador panorâmico rotativo!!! Mesmo para quem não curte a marca, valerá a pena conferir. A arquitetura das lojas LV sempre impressiona!! Não é à toa que a Selfridges é a unica loja de departamentos do mundo a receber por duas vezes consecutivas o prêmio de “Melhor Loja de Departamento do Mundo”.

A Harrods é o templo do luxo e da ostentação. Ali pode-se encontrar de tudo que há de mais exclusivo e caro no mundo. Diferentemente da Selfridges, a Harrods vende pele, e assim sempre se torna alvo de ativistas. Seu serviço de Personal Shopping, By Appointment, é digno de rainhas e reis. A Harrods hoje em dia pertence a família real do Catar.

Harrods

Fachada da Harrods

O Food Hall da Harrods é simplesmente divino. O Hall de jóias finas também é de cair o queixo. Mesmo recebendo muitos turistas o ano inteiro, a Harrods é a loja dos milionários que vivem (ou tem uma propriedade) em suas cercanias. Suas vitrines de Natal são sempre belíssimas e riquíssimas.

A Harvey Nichols ou “Harvey Nics”, também considerada uma loja de bairro, fica a 1 quarteirão da Harrods. E uma miniatura dela, mas com seu próprio ambiente, mais intimista. Também abriga marcas exclusivas e muitas vezes as mesmas que sua vizinha. Entretanto, o edit é bem diferente: menor, com menos ostentação e maior foco a moda e tendência. Há espaço para marcas mais democráticas  como na Selfridges.

Harvey Nichols

A Harvey Nichols fica na esquina de Knightsbridge e Sloane Street, uma das mais chiques da cidade

O bar/café no 5th floor é agradabilíssimo para um drink pós compras ou para “ladies who lunch”. Um point de finas e fofas.

Harvey Nichols

Entrada do Fifth Floor, excelente opção para um drink na area

A Liberty, na minha opinião, é a mais charmosa das lojas de departamentos de Londres. Super famosa por seu design gráfico, tecidos e artigos únicos. Tem uma seleção bem artística e um ambiente que agrada ao público local, por representar bem a herança e quintessência britânica. É sem dúvida a menos internacional das 4. Seu edifício em estilo Tudor, sua estrutura de madeira, o cheiro, o ambiente… sem dúvida um lugar único e um paraíso para amantes de design de interiores e das artes. A papelaria da Liberty encanta, assim como algumas colaborações que lança, como a que fez com a Nike no ano passado. Mesmo avessa a tênis  não me conformo de ter perdido o modelo da linha super fofa com a clássica estampa floral da Liberty.

Liberty

Fachada da Liberty, na entrada norte de Carnaby street

La é definitivamente o lugar para comprar “thank you” cards (so British!), lenços, almofadas e conjuntos de chá  entre outros artigos para casa. A loja também abriga designers de moda masculinos e femininos, e jóias, como as outras. Cada uma, porém, com sua seleção baseada em seus públicos-alvo.

As lojas de departamento, sem dúvida, têm as melhores promoções. Se você estiver visitando Londres no verão (junho/julho) ou após o Natal, são o lugar para fazer compras. Às vezes os preços caem até 90% (no final da promoção)!! Com paciência,  bons olhos e determinação  você pode atualizar seu guarda roupa ou sua casa.

A Liberty e a Sefridges estão localizadas nas imediações da Oxford Street, que é uma das ruas mais populares de Londres, sobre a qual falarei no meu próximo post.

Apesar do clima cinza e chuvoso durante vários meses do ano, a cultura londrina é de rua. Isso que mantém a cidade viva e interessante. Até mesmo as grandes lojas de departamento fazem parte dessas ruas onde o comércio é super variado e democrático.
Daqui a pouco tem mais dicas de compras da Lili por aqui, aguardem!



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'Guia de compras em Londres – parte 1: As lojas de departamentos' have 13 comments

  1. 31/03/2013 @ 12:11 pm Quincy

    You missed out on one other London shopping landmark De. For foodies and traditionalists of everything British you cannot miss Fortum & Mason!

    Reply

  2. 01/04/2013 @ 1:19 pm Boia Paulista

    Oi, Deb. Tudo bem? =)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    Reply

    • 01/04/2013 @ 8:09 pm Deb

      Que show, Natalie! Obrigada por divulgar.
      As dicas de compras da Lili são super úteis, quanto mais gente tiver acesso, melhor!

      Beijos,
      Deb

      Reply

  3. 02/04/2013 @ 2:36 pm Dalia

    As lojas tem websites?

    Reply

    • 03/04/2013 @ 8:33 am Deb

      Oi Dalia,
      Têm sim, os nomes no post têm links para os sites.
      Beijos
      Deb

      Reply

  4. 07/06/2013 @ 6:17 pm Marcia

    Olá, sabe dizer quando começará a liquidação de verão 2013 em Londres? Obrigada

    Reply

    • 11/06/2013 @ 9:20 pm Deb

      Oi Marcia,
      Não tem uma data fixa e cada loja decide quando começa e termina a sua, mas em geral é de meados de junho até o fim de julho.
      Algumas lojas já começaram, e a da Harrods começa este sábado.

      Um abraço,
      Deb

      Reply

  5. 15/06/2013 @ 10:15 am » A liquidação de verão começou! Segredos de Londres

    […] As liquidações de verão já estão a pleno vapor aqui em Londres. Com tudo caro do jeito que está no Brasil, vale a pena separar pelo menos um dia da viagem para garimpar uns bons achados por aqui com descontos de até 50%. As lojas de departamentos são um bom ponto de partida, especialmente a Selfridges, que abriga desde marcas da high street até o luxo máximo. A liquidação da Harrods começa hoje. Leia mais sobre as lojas de departamentos nesse post. […]

    Reply

  6. 12/10/2014 @ 11:02 am Moda francesa em Londres: marcas para ficar de olho - Segredos de Londres

    […] Maje: casual chic, com tecidos e bons cortes. À venda na Selfridges. […]

    Reply

  7. 26/08/2015 @ 5:56 pm O que fazer em Londres - Segredos de Londres

    […] E mesmo que você não pretenda comprar nada, as lojas são uma grande fonte de inspiração, das lojas de departamento como Selfridge’s, Harrods e Liberty e suas vitrines super criativas às pequenas lojas independentes (veja este roteiro que preparei […]

    Reply

  8. 17/11/2015 @ 3:29 pm Os melhores bairros para se hospedar em Londres - Segredos de Londres

    […] atrativos para os adultos são os ótimos restaurantes, as lojas de departamento Harrod’s e Harvey Nichols, ruas e mais ruas para compras de luxo, casas incríveis e carros espetaculares […]

    Reply

  9. 09/03/2016 @ 5:51 pm Gabriel Lorenzi

    Muito legal as dicas! Voltamos de Londres faz pouco tempo e a Harrods foi a loja que mais surpreendeu a gente. Compramos muitas coisas lá e com ótimos preços. Vale muito a pena e a loja é enorme.

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011