As papoulas da Tower of London

Hoje a última das 888.246 papoulas de cerâmica foi colocada na incrível instalação que tomou a parte externa da Tower of London e foi crescendo aos poucos durante o verão inglês.

Você deve ter visto um monte de fotos dela na mídia, mas sabe o que significa? A instalação é na verdade um memorial em homenagem aos quase 900 mil soldados britânicos e oriundos das colônias do império britânico mortos na primeira guerra mundial – cada flor representa um soldado que morreu. Todos os anos nesta época a British Legion, ONG que apoia soldados sobreviventes e descendentes de soldados mortos em guerras faz uma campanha de arrecadação de fundos vendendo broches com papoulas de tecido (as poppies). De meados de outubro até o dia 11 de novembro vê-se muita gente pela rua com a papoulinha no peito. A campanha é também uma forma de lembrar do passado e honrar a memória dos que lutaram e morreram para defender a soberania nacional.

O dia 11 de novembro é o dia do armistício, no qual celebra-se o fim da guerra, ou Rememberance Day, o dia da lembrança, no Reino Unido. Este ano marca o centenário do início da 1ª guerra, daí a homenagem especial com a instalação. A colocação da ultima papoula hoje foi acompanhada de 2 minutos de silencio em todo o país e de uma cerimônia na Torre de Londres.

Segundo a Wikipedia, as papoulas se transformaram em símbolo da lembrança por terem crescido nos locais onde ocorreram algumas das mais sangrentas batalhas da guerra. E obviamente, a cor vermelho-vivo contou para isso também.

Cada flor da obra foi patrocinada por uma pessoa através de um site para arrecadar fundos para ONGs de apoio a militares. Chegou-se a cogitar uma exposição permanente (com abaixo-assinados e tudo), mas afinal as papoulas vão ser retiradas aos poucos de amanhã (12) até o dia 20. O artista explicou que a ideia de retirar na data combinada é parte da beleza dessa exposição para mostrar que essas vidas foram perdidas sem possibilidade de extensão das mesmas.

A instalação partirá num tour (locais e datas a definir) até 2018, centenário do fim da guerra.

Imagem da instalação com 888.246 papoulas na Tower of London | Foto: Tininha

Instalação #TowerPoppies

Imagem da instalação com 888.246 papoulas na Tower of London | Foto: Tininha

Placa explicativa mostrando uma das papoulas da instalação

Imagem da instalação com 888.246 papoulas na Tower of London | Foto: Tininha

A Torre “chorando”

Imagem da instalação com 888.246 papoulas na Tower of London | Foto: Tininha

O mar de papoulas que inundou o poço da Tower of London

Imagem da instalação com 888.246 papoulas na Tower of London | Foto: Tininha

Homenagens deixadas perto da instalação, provavelmente por parentes das vítimas

Veja abaixo um video sobre a elaboração da instalação.

Obrigada à querida Tininha pela pauta e fotos!



About

Multiplicando o amor por Londres desde 2011


'As papoulas da Tower of London' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Segredos de Londres: multiplicando o amor por Londres desde 2011